Top

Raquel Zimmermann e a meditação transcendental

A modelo dividiu com RG seu encontro com David Lynch

Saiu na RG de outubro, e a gente te mostra aqui, caso não tenha lido. Especialmente pra RG, Raquel Zimmermann escreveu um relato sobre a meditação transcendental que ela aprendeu com o cineasta David Lynch. Lê só:

Por Raquel Zimmermann

“Meu primeiro encontro com David Lynch foi na gravação de um comercial para um perfume da Gucci. Ele me pareceu muito diferente do que eu esperava, se considerarmos seus filmes. É uma pessoa positiva e de bom espírito, e o trabalho foi excelente. Fiquei curiosa e fui ler seu livro ,”Em Águas Profundas”, sobre as vantagens de praticar a meditação transcendental, e como podemos através dela alcançar mais criatividade. Criar é palavra chave no meu trabalho. Como modelo, gosto de participar dos processos, com o diretor de arte e o fotógrafo. Me interessa criar novos personagens e ideias. Eu adoro novas ideias.

Alguns anos depois de conhecer o David, eu decidi: vou aprender a meditar! Já faz um ano, e desde a primeira semana senti uma grande diferença. Eu medito três vezes ao dia; de manhã, antes do café, por 20 minutos. No fim da tarde, por 20 minutos. E antes de dormir, por 10 minutos. As pessoas acham que é algo difícil, complicado, mas não é. Na meditação transcendental você não precisa se concentrar em algo fixo, ou na respiracão. Pode praticar em qualquer lugar. Basta sentar-se, com um apoio para as costas. O único esforço é a dedicação. E falta de tempo não é uma boa desculpa: o curso é feito em três dias, e toma apenas duas horas de cada um.

A meditação me fez apreciar mais todos os aspectos da minha vida pessoal e profissional. Como modelo, me empenho e gosto mais e mais dos meus trabalhos. Pessoalmente, sinto um grande amor, valorizo o contato com a natureza, mantenho o corpo saudável. A prática também me ajuda a lidar com as pessoas de forma mais compreensiva e agradável. E os benefícios são comprovados cientificamente, diga-se.

No meio fashion, eu conheço uma maquiadora e uma editora de moda que praticam essa meditacão. E a Donna Karan, que eu encontrei num evento da The David Lynch Foundation em parceria com o Urban Zen, o projeto social que ela mantém. Juntos, eles lançaram uma nova missão: ensinar veteranos de guerra a meditar. Emocionante escutar os depoimentos de soldados que, passados os horrores da Guerra, encontraram paz, conforto e esperança. Foi muito bom reencontrar David e Donna e ter a oportunidade de elogiá-los por este lindo projeto e compartilhar com eles os benefícios que adquiri.

A fundação de David também prega a meditação para pessoas necessitadas e presidiários. E ensina crianças do mundo inteiro a meditar – inclusive no Brasil, onde ele esteve para difundir a ideia nas escolas. Acredito que, em breve, ele lançará um documentário sobre o assunto. “A raiva, a depressão e o sofrimento são muito bonitinhos nos enredos, mas venenosos para o cineasta e o artista. São como torniquetes na criatividade. Se você estiver preso nesse torniquete, vai ser difícil se levantar da cama e, mais ainda, vivenciar o fluxo de criatividade e ideias. Para criar, é preciso ter clareza.” David Lynch, em “Em Águas Profundas.'”

Mais de