Top

Buenos Arsty @Faena

Alan Faena inaugurou seu espaço de arte com Ernesto Neto e Marianne Faithfull

Por Jeff Ares, direto de Buenos Aires

O hotelier Alan Faena recebeu nessa quarta-feira (21.09) um pequeno grupo de jornalistas, artistas e social stars para a pré-inauguração do Faena Art Center, um centro de exposições a metros do famoso hotel portenho. Uma monumental obra de Ernesto Neto abriu a série de exposições do espaço. “O Bicho Suspenso na Paisagem” levou seis meses para ficar pronto, contou Ernesto, que radicaliza o caminho iniciado em sua exposição mais recente no MAM-SP: um grande tricô de redes cria um jardim suspenso em que se pode caminhar, um arvorismo artsy de dimensões lúdicas.

Com suas características roupas brancas, o charmant Faena recebeu com um sorriso largo seus convidados, que deixaram os sapatos num canto e se largaram na gigantesca estrutura tátil de Neto, uma catarse infantil. Depois de aventurarem-se pela obra, os convidados ouviram os trinados de Marianne Faithfull, a cantora, uma das mais famosas ex de Mick Jagger, que está a cara da Wanusa.

Atrizes portenhas com madeixas hollywoodianas, cantoras em colour blocking dresses, homens de europeia beleza e poucos e bons brasileiros por lá: Carolina Overmeer (aka Harper’s Bazaar) e Luiz Osvaldo Pastore, Bruno Barreto e esposa e a jornalista Alexandra Farah. Entre os presentes, o produtor de cinema e homem mais cobiçado da Argentina, Eduardo Constantini, devidamente acompanhado. E RG, que segue na capital portenha e hoje acompanhará a abertura oficial da exposição (e descobriu que o Faena tem planos para o Brasil – um hotel nos Jardins, em São Paulo). Imagens e a cobertura completa logo mais, e na RG de novembro. Ate lá.

Em tempo: o Faena Art Center consumiu 14 milhões de dólares. E a obra de Neto ainda não foi vendida. “Espero alguém com boa energia e bom bolso”, brincou Neto.

Mais de Cultura