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Luxury Interactive: um resumo do congresso

Expert em marketing virtual, Reynaldo Pasqua resume o congresso que aconteceu em NY

Expert quando o assunto é marketing virtual, Reynaldo Pasqua – diretor on-line da Carmim –  voltou animado do congresso Luxury Interactive, em Nova York. A pedido de RG, fez um dossiê sobre o que foi discutido por lá entre executivos de marcas como Louis Vuitton, Jaguar, Land Rover, Barneys New York, Estée Lauder e American Express. “Foram dois dias de imersão total em um debate que girou em torno do universo online. Algumas conclusões bastante esclarecedoras, que coloco a seguir, vieram como resposta”. 

Voilà:

“- Conhecer o valor agregado que o site da sua marca deve representar é primordial para diferenciá-lo de outras marcas menos glamourosas. Esta comunicação de valores deve vir somada à história da grife, para encantar seus consumidores;

– As marcas de luxo são sim excelentes contadoras de histórias. Uma boa operação de vendas de varejo de luxo é resultado de uma boa história. Hoje, 90% delas trabalham na criação de conteúdo. Ralph Lauren é um bom exemplo – vale conferir em  World of Ralph Lauren.

– Os consumidores  do mercado de luxo estão cada vez mais ativos on-line. Fundamental o bom uso das ferramentas de apoio, como o Facebook e blogs. O espaço da Barneys no Facebook , por exemplo,  tem surpreendido nas vendas masculinas. No congresso, a American Express apresentou uma pesquisa mundial sobre os gastos dos seus clientes nos últimos anos no mercado digital. Foram movimentados US$713 bilhões, em 127 mercados. Os jovens representam um terço deste faturamento. 

– Os consumidores, cada vez mais, fazem suas pesquisas de compra online. É o chamado ‘smart shopping’, ou compra inteligente. 

– Gerar um envolvimento emocional entre a marca e os consumidores é um dos principais desafios para o marketing, que vem se utilizando da internet como mídia para alcançar esse objetivo. 

– A Louis Vuitton mostrou uma pesquisa bem interessante na qual classifica seus consumidores em três categorias: os ‘hunters’, aqueles  que acessam e compram pelo site;  os ‘gifters’,  que procuram aprender mais sobre a marca antes de efetuarem suas compras virtualmente, e os ‘inspirationals’, que buscam aprender sobre os valores da grife, porém, ainda não a consomem.  

Em síntese, o congresso  mostrou, que nos últimos dois anos ocorreram mudanças significativas no mercado. Os Estados Unidos, mesmo demonstrando uma leve recuperação da economia, permanece com um varejo enfraquecido e instável.”

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