Top

Mario Lago: Centenário

Veja as diversas ações que irão celebrar os 100 anos de história do artista

Um dos artistas mais incríveis de seu tempo, Mario Lago vai ganhar muitas homenagens – sob o olhar de seus filhos Mário Lago Filho e Graça Lago  – para comemorar seu centenário, no dia 26 de novembro. O nome Mário Lago: Homem do século XX não poderia ser melhor. Afinal, foi ele um dos artistas que mais produziu nesse século que passou. Foi ator, compositor, radialista, escritor, poeta, dramaturgo, autor de cinema, rádio e TV, frasista, boêmio e ufa (!) ativista político. Para fazer juz ao multiartista, várias atividades. Um site, que inaugura as festividades no dia 1 de agosto, dará acesso a obras e outras cositas mais. E as ações continuam: serão relançados três livros: Na rolança do Tempo, Bagaço de Beira-Estrada e 1 de Abril. Há também Dois discos: o primeiro é Folias do Lago, com as marchinhas regravadas pelo Cordão do Boitatá. O segundo terá canções inéditas interpretadas por nomes a la Caetano, Arnaldo Antunes, Lenine, entre outros.

Ainda será criado um selo e um carimbo pelos Correios, uma medalha feita pela Casa da Moeda e uma estátua para a Praça Mário Lago, no centro do Rio de Janeiro. Fora duas exposições: a primeira, virtual, abre no aniversário com originais de livros, partituras, poemas, músicas e mais. Já em 2012, espere uma “exposição-espetáculo”, com vários ambientes e um palco onde músicos se apresentarão e pessoas poderão dar depoimentos. Ainda vem um documentário por aí, que os cineastas Marco Abujamra e Marco Oliveira estão preparando, e uma série de shows em unidades do Sesc.

Para finalizar o centenário, em novembro de 2012, a encenação de uma peça inédita sobre a Revolução dos Alfaiates, ocorrida no século XIX, na Bahia, que tinha sido censurada na época da ditadura. Uma comemoração digna de uma personalidade tão importante para a nossa cultura. Para se agendar imediatamente.

 

Mais de