Top

Nelson Mandela, 93

Hoje é dia de celebrar os 93 anos do maior líder sul-africano, cuja saúde inspira cuidados

Cercado pela família, Nelson Mandela comemora seus 93 anos em casa, em Qunu, onde cresceu. Em janeiro, o maior líder sul-africano foi internado por conta de uma infecção respiratória. Segue desde então em tratamento médico domiciliar.
 
Mas mandela não precisa vir à público. Sua força é para sempre, e seu exemplo de valentia ainda vai inspirara gerações. Hoje mesmo, em seu aniversário, muitos sul-africanos entraram numa campanha e decidiram prestar 67 minutos de serviços públicos – 67 é o número de anos de serviço público de Mandela. Ou Madiba, como é popularmente chamado.
 
Nesta manhã, 12 milhões de estudantes cantaram um “Parabéns a Você” em uníssino, antes das aulas, para celebrar o aniversário do homem mais famoso daquele país. Um grupo de ciclistas, os “Ciclitas por Mandela”, rodou por oito dias pelo país fazendo serviços voluntários como pintar playgrounds e plantar árvores. “A melhor maneira de agradecer Nelson Mandela por seu trabalho é agir pelos outros e inspirar mudanças”, declarou na semana passada o líder da ONU, Ban Ki-moon.
 
Mandela, preso por 27 anos, foi solto em 1990 e assumiu a presidência do país em 1994, depois de uma luta ferrenha contra o Apartheid, o mais cruel regime de segregação racial do século passado. Um passado para esquecer.

Mais de