Top

Louise Bourgeois: individual em SP

Primeira grande individual da artista plástica abre hoje no Instituto Tomie Ohtake

É a primeira vez que uma grande retrospectiva do trabalho da franco-americana Louise Bourgeois chega ao Brasil. Depois de passar por Buenos Aires, a mostra Louise Bourgeois: O Retorno do Desejo Proibido abre nessa quinta-feira (07.07), para convidados, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. São 112 obras – desenhos, objetos, pinturas, esculturas e instalações –, concebidas de 1942 a 2009. Um panorama da produção da artista que faleceu recentemente (31 de maio de 2010), aos 98 anos, em Nova York.

A mostra é uma viagem pela obra e por conceitos da psicanálise, relações tecidas pelo curador, Philip Larratt-Smith através de mais de 1.000 folhas de papel em que a artista compartilha parte de traumas e desejos de cura, a relação de Bourgeois com o mundo exterior – fantasmas do pai, ecos da infância, histeria, maternidade… “Todas as obras foram escolhidas para destacar a persistente presença da psicanálise como força inspiradora e espaço de exploração em sua vida e obra”, diz o curador. Os escritos desvendam um pouco das suas obras – um pouco, porque boa parte é o seu olho que define.

Um catálogo de 480 páginas, em dois volumes, acompanha a exposição. Nele, uma série inédita de textos de Bourgeois, selecionados pelo curador. Nesta sexta-feira (08.07), aliás, Philip participa de uma mesa-redonda sobre a obra de Bourgeois, às 19h, ao lado da pesquisadora das relações entre literatura e erotismo Eliane Robert Moraes e da mestre e doutora em Lingüística Aplicada e professora de História da Arte Cecília de Almeida Salles. Grátis, agende-se.

LOUISE BOURGEOIS: O RETORNO DO DESEJO PROIBIDO
Abertura 07 de julho, às 20h (para convidados):
De 08 de julho a 28 de agosto, terça a domingo das 11h às 20h – entrada franca
Patrocínio: Organização Techint

Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés) – Pinheiros SP
Tel. 11 2245-1900

Mais de Cultura