Top

FLIP News, dia 2

Mais notícias da feira literária de Paraty: Elza, Pola Oloixarac, neurociência, filosofia…

Por Mai Carvalho, especial para RG

Aqui em Paraty, ecos da noite (06.07) que passou. No show de abertura da FLIP, Elza Soares arrasou. Mesmo sentada – ela sofreu um acidente de carro e passou por uma cirurgia delicadíssima. Ao lado da diva, dividiram o palco Celso Sim e José Miguel Wisnik, numa aula-show entremeada por pensamentos antropofágicos do autor homenageado desta edição da feira, Oswald de Andrade.  

Enquanto reverberam por aqui a maravilhosa palestra do professor Antonio Candido e a emoção do Wisnik, irrompem novidades pela cidade. O dia hoje foi de várias mesas e coletivas. Destaque para o frisson que causou a escritora argentina Pola Oloixarac, possível musa desta edição, que deu entrevista ao lado do mexicano Enrique Kreauze e do editor da Saraiva, Thales Guaracy. Agora à tarde, a mesa mais esperada é “O humano além do humano”, com o neurocientista Miguel Nicolelis e o filosofo Luis Felipe Ponde, com mediação da Laura Greenhang. As promessas da ciência versus a nossa angústia essencial é o embate que promete, para logo mais.

Ainda hoje, na Casa da Cultura, acontece um importante debate; o projeto Brazilian Publishers pretende colocar em evidência a baixa penetração da literatura portuguesa no mundo literário global e buscar caminhos que ajudem reverter esse quadro. O debate junta autores, tradutores, agentes literários, instituições governamentais, editores e acadêmicos.

Encerra o dia a festa de 25 anos da Companhia das Letras, no Café Margarida, que deve reunir le tout monde da FLIP…

Mais de Cultura