Top

Ai Wei Wei: livre

Depois de dois meses de prisão, o artista plástico Ai Weiwei está livre

Depois de dois meses de detenção, o artista plástico chinês Ai Wei Wei foi libertado. É o que afirmou a agência oficial de notícias chinesa nessa quarta-feira (22.06). Crítico do regime comunista, Wei Wei foi posto em liberdade condicional depois de “se declarar culpado de uma fraude fiscal em grande escala” supostamente perpetrada por sua companhia, a Beijing Fake Cultural Development Ltd.. O crime contra o fisco é a razão oficial da detenção do artista, mas é corrente entre a comunidade internacional a opinião de que a prisão foi política. Wei Wei caiu em desgraça por criticar frontalmente, nos últimos anos, os líderes comunistas do país, ao passo em que defendia causas humanitárias e denunciava atos de corrupção.

“Estou bem. Voltei para casa e estou livre. Mas não posso falar, por favor compreendam” declarou o artista à edição online do diário alemão Bild. Segundo a agência de notícias, Qei Qei foi libertado por confessar seus crimes e por sofrer de uma doença crônica, não especificada.
 
A detenção do artista provocou protestos de organizações de defesa dos direitos humanos em todo o planeta. A libertação do artista foi uma surpresa – uma bem vinda.

Mais de Cultura