Top

A França é aqui

A programação completa do festival francês Varilux. Deneuve vem aí

Por Camila Alam, especial para RG

Começa nessa quarta-feira (08.06) o Festival Varilux de Cinema Francês, que acontece simultaneamente em 22 cidades brasileiras – entre elas, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e  Brasília. Como RG adiantou na edição de junho, a grande estrela desta edição é Catherine Deneuve, que vem ao Brasil participar da abertura do festival em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Na programação, há espaço para todos os gostos – a seleção de 10 filmes tem também um cunho comercial, positivo aos espectadores. Só são selecionados filmes com estreias confirmadas no Brasil, ou seja, aqueles que as distribuidoras brasileiras apostam. E parece que a produção francesa recente está voltada ao riso. As comédias marcam presença. Nossa queridinha Audrey Tatou encabeça o elenco de Uma Doce Mentira, uma comédia romântica em que sua personagem recebe uma carta de amor anônima e entrega à sua mãe, na intenção de salvá-la de uma existência triste e isolada. Já Copacabana, dirigido por Marc Fitoussi, aborda uma relação entre mãe e filha conturbada, onde os papéis são invertidos e sobra espaço para a vergonha alheia.
 
Potiche: Esposa Troféu é o chamariz da mostra e responsável por trazer Catherine Deneuve ao Brasil. No filme, ela interpreta Suzanne, uma dona de casa exemplar cujo maior trabalho é arrumar as volumosas madeixas com litros de laquê. Até seu marido sofrer um infarto e ela ser chamada para ocupar o seu lugar na presidência de uma fábrica de guarda-chuvas. O toque feminino, a sensibilidade e o bom gosto transformam esta então desastrosa empreitada em uma carreira de sucesso. Com direito a uma repaginada também na vida amorosa.

Um destaque: no dia 11, no Rio de Janeiro, o festival exibe ao ar livre, no Forte do Leme, a animação Um Gato em Paris, que envolve ação em paisagens parisienses. Para estas e outras agendas, visite o site da mostra, aqui.

Mais de Cultura