Semana quente no circuito de artes plásticas paulistano. A SP-Arte, maior feira de galerias de arte do país, é o centro de uma série de eventos de arte e exposições paralelas, que este site vai bravamente te mostrar.
O destaque da semana é a Entretanto, reunião de artistas sem galeria que acontece entre os dias 13 e 15 de maio no casarão da família Lacerda, nos Jardins. Idealizado por Pedro Igor Alcântara e Beto Amaral, o projeto pretende jogar luz em artistas (não necessariamente os mais jovens) ainda à margem do circuito formal de comercialização. Cerca de 80% dos trabalhos são comissionados, e 70% do lucro das vendas é repassado para os artistas – um número muito maior do que se pratica nas galerias, diga-se. Hum.
Nesta primeira edição, o projeto apresenta 21 artistas selecionados pelos curadores convidados Luisa Duarte e Fernando Oliva. A maioria dos artistas é paulista. O mais conhecido da turma é Adriano Costa; os outros, realmente, RG nunca ouviu falar… tem coisa melhor? Oportunidade ótima para a imprensa, para curadores, para os entusiastas… E excelente para os artistas, que vão aprender a pescar. “Ao apoiar desde o processo de produção até a venda da obra, o projeto promove esta mão dupla entre o artista e o mercado”, defende Pedro Igor.
Daniela Thomas e Felipe Tassara assinam a expografia. Na quinta-feira (12.05), tem cocktail de abertura. Gente xovem e bonita, papinho-cabeça e bons drinks? Ok, a gente vai.
ENTRETANTO – O Desvio é o Alvo
Abertura: 12 de maio de 2011, às 18h (convidados)
Exposição: De 13, 14 e 15 de maio – Das 14h às 22h
Local: Rua Groenlândia, 448 – Jardim Paulista – SP
Entrada Franca
Fone: (11) 2892-3270