Filantropia brasilis

Share

“Shhhhhhhhh”… A leiloeira da amfAR pedia silêncio como fazem as enfermeiras. Ficou uma arara com os falastrões animados das mesas do jantar de gala da instituição, que aconteceu nessa quinta-feira (28.04) em São Paulo. É que nosostros brasileiros, cara amiga… somos assim mesmo. O sangue latino dá um siricutico na língua e desembestamos, verborrágicos. Ainda mais com uns bons drinks…

Fato é que não está na nossa agenda esse tipo de evento, daí o embaraço com o decoro. Por aqui, samba, suor e cerveja. Gala? Do Copa. É muito bem vindo, porém, um contato com o (primeiro) mundo do cerimonial e do black tie. Por uma boa causa, é melhor. O Brasil não tem cultura de filantropia, como corrente na América do Norte e na Europa. Ainda se guarda muito dinheiro no colchão enquanto a grande maioria da população passa por apuros. Coleções de arte são raramente doadas para museus. A beneficência é capenga.

Aí vem o seo Felipe Diniz e abre sua casa e a sua agenda para uma instituição que há 25 anos trabalha seriamente para encontrar a cura para esse mal terrível que é a AIDS. Uma epidemia que não discrimina. “Podemos conseguir a cura nesse tempo de vida”, disse o CEO da amfAR, Kevin Frost, no discurso de abertura do evento. No programa, um show da espetacular Jennifer Hudson e uma incendiária Preta Gil, mais jantar do Fasano. Ainda no couvert artístico, Claire Danes fofa e bebinha dançando descalça ali na sala, so far, so close. Fez-se a luz: foram arrecadados 1 milhão de reais só com a venda das mesas, 24, que custavam entre 10 e 50 mil dólares. Some-se aí os cerca de 200mil reais que foram angariados no leilão, durante o jantar, que ofereceu vestidos, viagens, arte, joias, champagne com a Hudson… Quantia vultosa, que certamente será bem empregada.

Fica a pedra fundamental. Felipe, homem de posições claras e um coração do tipo grande, deu um exemplo que, anote aí, será replicado mais e mais por estes trópicos. Tudo bem que alguém boceje com o discurso, que outro fale pelos cotovelos, que a perua só queira sair na foto… Alguém ali vai ouvir e se emocionar. E o bolso de um outro vai coçar. Vamos abraçar a filantropia de gala. Porque combina com a nossa natureza generosa, porque é urgente num país de desigualdades imensuráveis, porque faz sentido para a nossa elite bem educada. E porque é uma vergonha não ajudar. “Temos que ajudar, temos que ajudar”, repetia o anfitrião, como um mantra. Que vire a lei.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024