Top

Obama: reeleição na net

Já começou a campanha virtual para manter o presidente norte-americano no poder

As eleições norte-americanas de 2012 estão logo ali, e não é assim tão confortável a posição de Barack Obama. O mandatário ianque busca reeleger-se, mas vai enfrentar uma dura oposição republicana, fortalecida por uma certa frustração popular que envolve o seu mandato. Muita esperança para pouca mudança – em boa medida pelas mãos atadas do presidente frente à grave crise econômica que assolou o país. Some aí uma política externa titubeante, que solapou os índices de popularidade do político de Chicago.

Mas a força de Obama não é de se desprezar. E ele não deve medir esforços para se manter no poder. Indício claro veio nessa segunda-feira (04.04), quando foi dado o pontapé na campanha pela sua reeleição – via internet. O site do presidente convoca os eleitores a mandar seus comentários sobre que ferramentas gostariam de ver ali. Já lançaram um selo, o “Are ou In?”, que pode ser compartilhado via mídias sociais. Os americanos também podem se cadastrar como voluntários para liderar as campanhas online em suas cidades. Podem através do site  localizar eventos políticos e até criar um. E o caixa deve começar a fazer barulhinho: uma loja virtual que já vende uma camiseta pró-Obama, cujo valor é o eleitor quem define – de U$30 a U$1mil.

Fica o exemplo para os brasileiros, que ainda engatinham no marketing político online. Salvo José Serra, um ás do twitter, que conta com a consultoria da expert no assunto Cila Schulman.

Mais de