Top

O olho dele

O ex-modelo Gabriel Matarazzo é fotógrafo para prestar atenção. RG te mostra o porquê

Aqui na RG a gente dá um preview da exposição que o fotógrafo Gabriel Matarazzo abre nessa terça-feira (22.03) na galeria paulistana de um expert das lentes, o Tripolli. Atenção para a edição limitada de baixa tiragem que resgata o processo manual analógico feito direto do negativo, sem passar por manipulação digital. Impressões de grande formato registram elementos da natureza e paisagens que fazem a gente querer parar tudo por um minuto e sair correndo.

Gabriel conversou com RG. De onde veio a vontade de fotografar? “Me envolvi no mundo da fotografia através da minha mãe, Nani Sampaio Barros, artista plástica, e também modelo por muitos anos. Desde pequeno acompanhava ela nos trabalhos de modelo, passava o dia nos camarins dos desfiles do grupo São Paulo de Moda assistindo os ensaios e também nas sessões de fotos, nos estúdio do Chico Aragão, J.R. Duran, Bob Wolfenson, Fernando Lousa e vários outros.” E segue: “Aos 16 anos fui convidado para trabalhar como modelo, pude conhecer mais ainda os bastidores do mundo da fotografia. No ano seguinte fui fazer College em Santa Barbara na Califórnia, onde fiz um curso profissionalizante de fotografia. Quando voltei fui trabalhar de assistente de fotografia para Willy Biondani e também Alexandre Ermel. Desde então não parei mais de fotografar.” Onde? “Trabalhei no estúdio dentro da agência AlmapBBDO, onde tive a felicidade de fotografar anúncios que foram premiados no Festival de Cannes. Depois de alguns anos envolvido com publicidade fui buscar minha identidade fotográfica que me levou a uma nova fase, fotografando para livros de arte, onde tenho mais liberdade de criação. Hoje tenho diversas publicações com temas variados, um deles, “Brazilian Style”, vocês já publicaram uma nota no lançamento. Outros títulos vão desde ‘Mulheres do Brasil’ que será lançado este ano, à ‘Palácio do Café’, ‘Serpentes Ilhoas’, ‘60 Artistas e Arquitetos’, entre outros.”

Olho no cara. A abertura da exposição é hoje (22.03), das 17 às 22h, na Tripolli Galeria, na Alameda Tietê, 198, nos Jardins, São Paulo.

Para conhecer mais do trabalho do Gabriel, vá ao site dele. O endereço está aqui.

Mais de