Suzy Menkes: coluna

Share

por Suzy Menkes, do International Herald Tribune

Uma é uma menina boazinha, com cabelo escovado e bons modos; a outra é uma loira loucona com passado manchado. Os casamentos de Kate e Kate neste ano – a futura Princesa Catherine e a modelo roqueira Kate Moss – estão causando frisson na Inglaterra. Kate Middleton vai se casar com o Príncipe William, o filho de Charles e Diana, no dia 29 de abril, e neste verão Kate Moss diz sim a Jamie Hince, guitarrista do The Kills.

A semana de moda de Londres fez de fato o seu melhor, com um line-up de designers que atendiam a qualquer necessidade, de um casamento real ao glamour gótico. Houve frisson no desfile da Issa, a grife brasileira que vestiu Kate Middleton em seu vestido azul-royal de boa moça, usado para os retratos de noivado com o príncipe. Até sua irmã Pippa viria! Ela se sentaria com it girls de primeira classe, como Charlotte Dellal, Poppy Delevigne e a realeza do rock, como a filha de Rod Stewart, Ruby. Mas: decepção! A irmã não deu as caras, junto com as outras clientes reais da Issa, como as princesas Beatrice e Eugenie e a mãe delas, Sarah, Duquesa de York. Ainda assim, havia roupas para elas: vestidos de jersey com formas e drapeados; estampas sul-americanas com um verde-folha luxuoso, além dos chapéus Stephen Jones. Chapéus? Ah, o sinal de casamento da realeza. Mas a marca não vai ganhar aplausos no palácio por mencionar a odiada Duquesa de Windsor como inspiração.

Será que a nova princesa usaria um look francês? Certamente se fosse do designer Charles Anastase, radicado em Londres, que coloca elegância e inocência em criações finamente cortadas; vencedores de Middleton: o casaco trench na altura das coxas, tipo jaquetão, para a ida até a igreja Sangringham com a família real, e um vestido vermelho com um cavaleiro estampado erguendo-se sobre o corpo, uma surpresa para agradar a rainha.

Na TopShop Unique havia um line-up (relativamente) sério para o outono, inspirado na aerodinâmica dos anos 1930. O que significava joias art décor e padrões do skyline novaiorquino de seus primeiros anos. E, como sempre, sob a beleza exterior, essa coleção para o mercado de massas oferecendo estilo e últimas tendências por um preço acessível – algo com que os cuidadosos conselheiros do palácio devem ter agradecido. Como uma modelo, Ms. Moss leva o padrão ouro, então talvez os cabos de correntes de Danielle Scutt em seu desfile possam ser as vencedoras para ela.

Tem um quê de pesado e agressivo no trabalho da estilista que deu à sua coleção um bom ruído, especialmente quando a alfaiataria dos anos 1980 combinava com vestidos esguios que caíam sobre o torso com tramas de correntes douradas. Agora há uma ideia para a nova Princesa Catherine, se ela quiser ser como Michelle Obama e usar um cardigã quando for ver a avó de William, a Rainha Elisabeth. A dupla de designers Clements Ribeiro tinham os sets de malha mais lindos, decorados com flores de cristais e fechos lindos. Se usados com uma saia ajustada e na altura correta, o look fica moderno e lindo, com uma ousadia de tirar as malhas  fora do contexto de campo. Enquanto isso, flores decoraram a entrada e o interior do desfile de Kinder Aggugini, onde, inspirado pela arte moderna de Peggy Guggenheim, jogou com efeitos abstratos, com penteados esculpidos e casacos esculturais com buracos estilizados.

O fator Kate? Ambas as noivas certamente amariam a parca com estampas de flores rosas de Aggugini. Adivinhe quem vai usar com um vestido fino de lingerie e quem vai adotá-lo com jeans justinho? Os ingleses são famosos por suas tiradas humoradas sobre classe e tradição. E quem melhor para trazer um toque de humor à família real do que Henry Holland?

O seu olhar sobre a tradição inglesa sempre foi ao extremo. As suas ofertas para a estação incluíram ternos de tweed e calças compridas com jaquetas curtas e curvilíneas. Até mesmo o clássico tailleur de tweed rosa apareceu apimentado com calcinhas de laços e meias listradas na altura das coxas. A peça-chave da House of Holand foi o olhar moderno para aqueles xales de crochê que as avozinhas gostam de dedicar ao seu tempo livre. Usados como estampas e casacos para vestidos, eles caem como uma luva para um charme de uma princesa.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024