por Suzy Menkes, do International Herald Tribune
Uma é uma menina boazinha, com cabelo escovado e bons modos; a outra é uma loira loucona com passado manchado. Os casamentos de Kate e Kate neste ano – a futura Princesa Catherine e a modelo roqueira Kate Moss – estão causando frisson na Inglaterra. Kate Middleton vai se casar com o Príncipe William, o filho de Charles e Diana, no dia 29 de abril, e neste verão Kate Moss diz sim a Jamie Hince, guitarrista do The Kills.
A semana de moda de Londres fez de fato o seu melhor, com um line-up de designers que atendiam a qualquer necessidade, de um casamento real ao glamour gótico. Houve frisson no desfile da Issa, a grife brasileira que vestiu Kate Middleton em seu vestido azul-royal de boa moça, usado para os retratos de noivado com o príncipe. Até sua irmã Pippa viria! Ela se sentaria com it girls de primeira classe, como Charlotte Dellal, Poppy Delevigne e a realeza do rock, como a filha de Rod Stewart, Ruby. Mas: decepção! A irmã não deu as caras, junto com as outras clientes reais da Issa, como as princesas Beatrice e Eugenie e a mãe delas, Sarah, Duquesa de York. Ainda assim, havia roupas para elas: vestidos de jersey com formas e drapeados; estampas sul-americanas com um verde-folha luxuoso, além dos chapéus Stephen Jones. Chapéus? Ah, o sinal de casamento da realeza. Mas a marca não vai ganhar aplausos no palácio por mencionar a odiada Duquesa de Windsor como inspiração.
Será que a nova princesa usaria um look francês? Certamente se fosse do designer Charles Anastase, radicado em Londres, que coloca elegância e inocência em criações finamente cortadas; vencedores de Middleton: o casaco trench na altura das coxas, tipo jaquetão, para a ida até a igreja Sangringham com a família real, e um vestido vermelho com um cavaleiro estampado erguendo-se sobre o corpo, uma surpresa para agradar a rainha.
Na TopShop Unique havia um line-up (relativamente) sério para o outono, inspirado na aerodinâmica dos anos 1930. O que significava joias art décor e padrões do skyline novaiorquino de seus primeiros anos. E, como sempre, sob a beleza exterior, essa coleção para o mercado de massas oferecendo estilo e últimas tendências por um preço acessível – algo com que os cuidadosos conselheiros do palácio devem ter agradecido. Como uma modelo, Ms. Moss leva o padrão ouro, então talvez os cabos de correntes de Danielle Scutt em seu desfile possam ser as vencedoras para ela.
Tem um quê de pesado e agressivo no trabalho da estilista que deu à sua coleção um bom ruído, especialmente quando a alfaiataria dos anos 1980 combinava com vestidos esguios que caíam sobre o torso com tramas de correntes douradas. Agora há uma ideia para a nova Princesa Catherine, se ela quiser ser como Michelle Obama e usar um cardigã quando for ver a avó de William, a Rainha Elisabeth. A dupla de designers Clements Ribeiro tinham os sets de malha mais lindos, decorados com flores de cristais e fechos lindos. Se usados com uma saia ajustada e na altura correta, o look fica moderno e lindo, com uma ousadia de tirar as malhas fora do contexto de campo. Enquanto isso, flores decoraram a entrada e o interior do desfile de Kinder Aggugini, onde, inspirado pela arte moderna de Peggy Guggenheim, jogou com efeitos abstratos, com penteados esculpidos e casacos esculturais com buracos estilizados.
O fator Kate? Ambas as noivas certamente amariam a parca com estampas de flores rosas de Aggugini. Adivinhe quem vai usar com um vestido fino de lingerie e quem vai adotá-lo com jeans justinho? Os ingleses são famosos por suas tiradas humoradas sobre classe e tradição. E quem melhor para trazer um toque de humor à família real do que Henry Holland?
O seu olhar sobre a tradição inglesa sempre foi ao extremo. As suas ofertas para a estação incluíram ternos de tweed e calças compridas com jaquetas curtas e curvilíneas. Até mesmo o clássico tailleur de tweed rosa apareceu apimentado com calcinhas de laços e meias listradas na altura das coxas. A peça-chave da House of Holand foi o olhar moderno para aqueles xales de crochê que as avozinhas gostam de dedicar ao seu tempo livre. Usados como estampas e casacos para vestidos, eles caem como uma luva para um charme de uma princesa.