Top

Arte sanguinária

Lucio Salvatore, que usa sangue nas telas e fez auto-retrato do pênis, abre exposição

O MuBE, Museu Brasileiro da Escultura, recebe nessa terça-feira (01.03) “One Blood”, série de retratos pintados a partir de amostras de sangue dos seus retratados. A ideia, que RG já contou aqui no site e na revista, é do artista plástico Lucio Salvatore, um italiano que  tomou amor pelo Brasil – em especial pelo Rio – e aqui se fixou. Grudado na turma das Basto – Constança e Georgiana – Lucio circula entre o high carioca, usando a seu favor o tipo físico pouco comum por estas terras, o translumbrante.

RG conversou com Salvatore sobre as obras, 12 retratos, entre eles os de gente como Lara Gerin, o cantor Tulio Dek, a modelo Lise Grendene, designer italiano Pier Paolo Piccioli, o abade (!) de Montecassino Pietro Vittorelli… “Somos uma coisa só. Embora diferentes, somos feitos dos mesmos elementos… O sangue simboliza o corpo humano, condição necessária para nossa existência: o corpo não é objeto simplesmente material, mas é o caminho através do qual o mundo se abre pra nós” afirma o artista, que cobra entre 25 e 30 mil reais por um retrato. Constança Basto, que nos chamou a atenção para a exposição, complemente: “Repare na instalação feita com sangue, ouro e uma pistola, uma homenagem aos revolucionários árabes que estão lutando contra as ditaduras que por anos mantiveram o poder através das forças armadas! Essa escultura é fortíssima e inédita, feita especialmente para exposição, já que o museu é dedicado a esculturas…”. Ok!

Em tempo: a exposição guarda um “auto-retrato que representa o pênis do artista”, segundo o release, “escolhido como símbolo do encontro do infinitamente pessoal com o universal”.

 

Exposição One Blood – artista plástico Lucio Salvatore
Curadora: Daniela Palazzoli
Diretora de Relações Internacionais do MuBE: Renata Junqueira
Local: MuBE – Museu Brasileiro da Escultura – Sala Burle Marx
Endereço: Rua Alemanha, 221, Jd.Europa
Aberto ao público: de 2 a 20 de março (Vernissage no dia 1º de março, às 19 horas, para convidados)
Horário: de terça a domingo, das 10 às 19 horas
Informações: (11) 2594-2601

Entrada Gratuita
O MuBE possui acesso para pessoas com deficiência, restaurante e ar-condicionado

Mais de Cultura