Categories: Cultura

O novo síndico da Bienal

Share

Há uma turma das artes tupi que adora fazer barulho para proteger a identidade artística nacional. Com Policarpo Quaresma no peito, bradaram raivosos contra as duas gestões do alemão Alfons Hug à frente da Bienal de São Paulo, questionando à boca pequena o arsenal de um não-brasileiro para uma mostra de vocação nacionalista. Vociferaram contra a curadoria de Adriano Pedrosa no Panorama da Arte Brasileira de 2009, no MAM, quando o curador da próxima Bienal de Istambul privilegiou obras de artistas estrangeiros que traduziam suas ideias sobre o país canarinho. Na mesma mostra, em 2005, o curador cubano Gerardo Mosquera enfrentou narizes torcidos para a seleção – a primeira, até então – de obras de estrangeiros ao lado das panorâmicas daqui.

As questões de fronteira são lugar-comum na arte contemporânea – não só nas obras, mas nas discussões, no entorno, no câmbio… Por isso este site recebeu com atenção a nomeação de Luiz Pérez-Oramas para a curadoria da próxima Bienal de São Paulo, a de 2012. Neste 14 de fevereiro, o venezuelano foi confirmado para levar adiante o hercúleo trabalho e colocar de pé a maior exposição de arte do país, que em 2010 finalmente superou problemas financeiros graças à uma condução austera – mas agressiva – de um novo presidente, Heitor Martins.

Depois de privilegiar o olhar de Moacyr dos Anjos e Agnaldo Farias, curadores brasileiros muito experientes e capazes, a Fundação Bienal dá voz a um dos maiores experts em arte latino-americana no mundo – e um reconhecido boa praça. Tem bom trânsito entre os players de arte aqui no Brasil, já foi um dos curadores estrangeiros convidados da 24ª Bienal de São Paulo, em 1998, e é um confesso fã do trabalho de Mira Schendel – artista plástica suíça radicada no Brasil que ganhou uma retrospectiva importante no MoMA, o badalado museu norte-americano onde Oramas ocupa a cadeira de curador de arte latino-americana. Para atuar na nossa Bienal, aliás, ele terá uma licença parcial do museu – assobiar e chupar cana não está entre as suas especialidades.

O cartaz do venezuelano, até aqui, é mais forte do que qualquer brado nacionalista. RG não ouviu voz dissonante – há ao contrário certa comoção. O nome do Oramas deve atrair mais atenção internacional para a mostra brasileira, o que, em miúdos, se traduz em $. E arte, amigos, arte é para emocionar, mas é também para faturar.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024