Top

Acende a luz!

Reunião de geeks fica sem luz… mas antes do discurso do Al Gore

Um apagão, nessa terça-feira (18.01), acometeu os geeks reunidos na Campus Party, mais importante reunião de aficcionados por internet destes trópicos. Entre 18h e 19h, os pobrezinhos dos geeks ficaram sem energia – o que equivale, imagine você, à hecatombe. Um tuitaço bem humorado acusou o ocorrido no distante Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo. Depois do rápido detox internético, os geeks acampados por ali puderam voltar às atividades normais, devidamente plugados.

Antes do apagão, atenções voltadas para Al Gore. O ex-presidente americano, hoje um dos principais ativistas verdes do planeta, fez discurso inflamado pela defesa do planeta, contra o aquecimento global. Para centenas de pessoas, Gore defendeu a utilização da internet – e principalmente das mídias sociais – para a mobilização global em torno de assuntos ligados à sustentabilidade. Gore sugeriu a criação de aplicativos com dados sobre a poluição no planeta e defendeu a internet como porta-voz da insatisfação da população com seus governos. Discurso de liberdade compartilhado pelo seu colega de bate-papo, Tim Berners-Lee, tido como o criador da internet como a conhecemos hoje. Ambos defenderam a liberdade da rede em todos os países – inclusive nos de regime totalitário – e o fim, do “tracking”, sistema pelo qual as grandes companhias monitoram seus cliques e interesses.

Gore ainda fez especial deferência à Marina Silva, que acompanhou o bate-papo sentadinha na primeira-fila. Marina está cada vez mais próxima do Prêmio Nobel da Paz, por motivos óbvios…

Mais de Cultura