Top

“South American Dream”

As impressões de Arianna Huffington sobre o Brasil

A jornalista Arianna Huffington, co-fundadora do The Huffingtion Post, acaba de blogar sobre sua estada brasileira. RG acompanha com atenção a viagem de uma das mais prestigiosas jornalistas do planeta para as “estrelas” do hemisfério Sul, Chile e Brasil. Estivemos no jantar que Nizan e Donata fizeram em torno dela e conversamos com Arianna. Também te mostramos aqui as imagens que ela anda postando no twitter, em especial seus encontros como Milu Villela e Marta Suplicy. Agora acabamos de ler suas impressões sobre o Brasil. E são as melhores.

Arianna destaca que Chile e Brasil se destacam por abolir a velha visão política que polariza direita e esquerda – muito cara aos Estados Unidos. Ela aponta o “Brazilian Boom” e decreta que o futuro chegou no “país do futuro”.  Ela credita o “turnover” à eleição de Lula, em 2002, que se mostrou “menos ideológico e mais pragmático”. Cita encontros com o ex-ministro Franklin Martins e com Arminio Fraga, destacando a ação filantrópica deste último. Sobre este tópico, discorre com entusiasmo sobre Milu Villela, com quem se encontrou para um chá da tarde – ela observa o pioneirismo da maior acionista do Itaú. Arianna discorre sobre os índices decrescentes de pobreza no país, colhidos “num jantar no domingo” com Marcelo Neri, do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas. Arianna ainda destaca a queda da inflação (que tá querendo voltar a crescer, hein…), o aumento das exportações, o crescimento da classe média, o sucesso de programas como o “Bolsa Família”e o “Projeto Guri”, um projeto social que ensina música à crianças carentes – ela visitou a sede e se disse emocionada com o que viu e ouviu. Só não ficou tocada é com o trânsito de São Paulo: “A infra-estrutura não acompanhou o boom econômico”. Pois é.

Para a jornalista, o Brasil está vivendo o “American Dream”, um boom de otimismo exatamente oposto ao momento que vive a sociedade americana – dois terços da população não acreditam num futuro melhor para seus filhos. “Talvez precisemos mudar o slogan para ‘South American Dream’”, crava Arianna. “O século 21 verá uma divisão entre Norte e Sul – e nosso lado está caminhando para o lado errado da história”, encerrou.

O post completo você lê aqui.

Mais de