A história de amor entre Amy Winehouse e David Bowie foi parar no Baixo Augusta. A dupla foi vista aos amassos num clubinho de rock, entre talagadas de cerveja e nuvens de tabaco. Lá pelas tantas, inventaram de cantar. Subiram no palco do tal clubinho. Dueto. Entraram pra história das fabulosas gigs jamais documentadas.
Miranda Kassin e André Frateschi estão numas de se fazer passar por outrem. São atores, saca? Mulher e marido, eles são também exímios cantores. Ganharam vulto na cena indie paulistana com dois projetos de alma pop e veia underground. Ela botou casas abaixo com um show em homenagem à Amy Winehouse. Dada a situação periclitante da original, a farsante quase tomou seu posto. Já ele marejou os olhos da nostalgia detonando as antigas de David Bowie à frente da banda Heroes. Na seara dos covers, a dupla fez chover. Viraram atração obrigatória do calendário da pauliceia. Palmas.
O próximo passo foi dado: está em mãos “Hits do Underground”, álbum que sacramenta a aliança do casal – especialmente a musical. A ideia é genial: a dupla faz covers (!) de 11 canções de sucesso de bandas indie, aquelas que (paciência) não tocam na rádio. O disco todo soa leve, engraçado, um tiquinho teatral. Eles vão lá contando as histórias dos letristas de uma geração Y que, acredite, é bem menos melancólica que a X. É uma gente que critica, reclama, adverte… mas se diverte, tira um sarro. Porque na vida, meu amigo, risada é coisa séria.
O álbum é muito bom, pra deixar correndo solto. Afinados, Miranda e André provam que têm voz de sobra. É uma delícia ouvir um palavrão saindo assim suave da boca dela… fica até bonito. Do André, salta uma ironia timbrada, coisa de quem encarou o repertório de Tom Waits. Juntos, os dois fazem estrago nas ótimas “Magrela Fever”, do Curumin, na “Fita Bruta”, do Wado, em “Dê”, do Cérebro Eletrônico”… Tem muita coisa pra ouvir e descobrir, à espera nas melhores lojas do métier.
Logo mais tem show. Nesse sábado (18.09), a dupla lança o disco no Comitê, em São Paulo. RG, que adora bisbilhotar, foi espiar o ensaio e te mostra um pouco do que virá. Virou.