Categories: Cultura

Abramovic: secreta

Share

RG teve o privilegio de ouvir uma breve aula de Marina Abramovic, maior artista performatica do planeta. Diante de uma pequena plateia na galeria Luciana Brito, onde hoje (18.11) apresenta uma retrospectiva, Marina falou de arte e de sua vida. Do essencial. Com a desenvoltura dos muito seguros, a artista pegou o microfone e foi discorrendo, num tiro so, unissono. Comecou por onde todos comecamos, contando os tres episodios que a marcaram na infancia, de onde ela acredita que vieram suas primeiras angustias. Falou de coisas como o dia em que tentou quebrar o nariz (que ela odiava) para que um cirurgiao pudesse entao deixa-lo como o de Brigitte Bardot. Falou da arma que disparou, na adolescencia. Dos tapas da mae. “Nao ha arte sem sofrimento”, observou.

Sexagenaria, Marina anda mais bonita do que nunca. Cabelos longos, pele alva, um olhao sexy. Vaidosa, passou a tarde fazendo escova com a hair stylist que cuida da Gisele… e foi fazer compras na loja de Maria Helena Cabral. Nao precisaria de nada disso, tal o impacto de sua figura. Nao se ouviu um pio na sala. A inteligentsia toda no maximo da atencao. Por ali, Kim Esteve, Babenco e Barbara Paz, Isay, Van Van Seiler, Marilia Razuk, Lenora de Barros, Stephan Doitschnoff, Li e Zeca Camargo e outros tantos… Todos sedentos por um naco de Marina. “Quando eu faco a performance, nao sou eu. E uma pessoa que existe dentro de mim”, contou Marina, dessacralizando-se.

Segundo Marina, um artista precisa necessariamente: “1.passar uma mensagem; 2.fazer perguntas (sem necessariamente responde-las) e 3.elevar o espirito das pessoas”. A arte “deve ter muitas camadas. Uma boa obra tem muitas vidas”. Marina ainda acredita que as obras tem energia. E que nos “chamam” quando estamos numa exposicao. Ela tambem defendeu seus caminhos: “O processo e mais importante que o resultado”. Disse que aprendeu com Yves Klein. Nesse sentido, “o publico completa a arte”, e dai sua predilecao pela performance, que nao existe sem o publico”.

Visivelmente apegada ao Brasil, Marina contou que ainda vai fazer mais obras com minerais brasileiros – os cristais daquela sua obra sao daqui. E revelou que em 2012 vai inaugurar um instituto de arte performatica, em que os seus famosos workshops – “deixo as pessoas sem comer por 5 dias” – devem ganhar ainda mais liberdade.

Marina e radical. E onde mora o seu amor.

Para conhecer a imperdivel retrospectiva da artista (que tem ineditas tambem), va ao site da galeria Luciana Brito e agende-se.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024