Top

Helena Dias Sardenberg

A artista capixaba ganha o mundo e a capa da revista Flaunt

Helena Dias Sardenberg segue representando a arte brasileira mundo afora. A artista contemporanea traz a pintura acrilica em sua melhor forma e nao e de hoje que seu trabalho ganha a atencao da Flaunt. A publicacao artsy se refere a ela como “brazilian art sensation” e escolheu obra de Helena para estampar a capa de sua edicao de outubro.


Ela bateu um papo com RG sobre as boas novas e contou mais sobre Hot Coffee, a obra selecionada pela revista. “Esta explosiva obra retrata minha visao perceptiva, um profundo respeito ao individualismo desta Cultura Surreal”. Esta cultural surreal, segundo ela, e a mesma que cresce na America, a terra onde o impossivel se torna possivel, “incluindo o trabalho de uma brasileira vir a ser capa da Flaunt ao lado de nomes como Casey Affleck e Joaquin Phoenix”.


Mas Helena tem os pes no chao. Sabe que e mais facil trazer sua arte de fora para dentro em um Brasil onde se valoriza, antes de tudo, o que foi exaltado no exterior. Por la ela esta bem. Depois do primeiro artigo sobre seu trabalho na edicao de numero 107 da Flaunt recebeu a proposta do Museu de Arte Contemporanea de Athenas para adquirir tres de suas obras. Agora ganha o mundo a frente da revista que comprou pela primeira vez em 2002, com tiragem de 110 mil exemplares ao redor do globo.


Depois do lancamento em Londres, ha duas semanas, o nome de Helena ja despertou o interesse dos galeristas internacionais. O painel Hot Coffee – ele mede 301 x 518 cm – ja tem previsao para ser exibido em Los Angeles, onde tambem acontece a festa da Flaunt, no iconico hotel Chateau Marmont. “Enquanto eu pintava o detalhe escolhido pela revista tive o pressentimento de que aquela cena seria a capa”. Da para entender.


Em tempo: tem exposicao em vista para as terras tupis, mais precisamente na galeria Sergio Caribe. RG vai ficar de olho.

Mais de Cultura