Top

Beatles por Don McCullin

O fotógrafo de guerra abre os arquivos e publica imagens exclusivas dos Fab Four

Don McCullin e um renomado foto jornalista, responsavel por iconicos cliques em campos de batalha no Vietna e retratos da miseria ao redor do globo. Coincidencia ou nao, e tambem o fotografo que assina o que ficou conhecido como o “Beatles Mad Day Out”. Para o bom beatlemanico ele equivale, mais precisamente, ao dia 28 de julho de 1968, quando os Fab Four se reuniram para o ultimo grande ensaio fotografico da historia do grupo.


Decadas depois do feito, muitas das fotos produzidas na tal tarde em Londres ja foram vistas e revistas, publicadas em artigos e ate vendidas em leilao na Christie?s. Outras permaneceram arquivadas e chegam agora a publico com o lancamento de um livro pelas maos do proprio Don McCullin. Na publicacao os cliques dos garotos de Liverpool vem acompanhados de consideracoes do fotografo sobre o dia em que ele usou a mesma camera que captava as crueldades da guerra para clicar a banda mais famosa do planeta.


Entre as curiosidades que ele adiantou para o Daily Mail junto de fotos ainda desconhecidas, uma alfinetada em Yoko Ono. Parece que os dois passaram o dia em regime de guerra fria. Enquanto Yoko lhe dizia como trabalhar, ele se fazia de surdo e comentava nao ter tempo para a arte que ela produzia. Divergencias a parte, vamos as imagens. E sempre bom relembrar

Mais de Cultura