Top

Navalha real

Navalha na Carne estreou no Rio

Navalha na Carne, um dos textos mais importantes do dramaturgo santista Plinio Marcos, conta a historia de uma prostituta, a Neusa Sueli, que chega em casa depois de um dia de trabalho, e encontra seu cafetao, Vado, furioso porque nao tinha dinheiro pra sair. Os dois acabam descobrindo que um vizinho da pensao, o Veludo, foi quem pegou o dinheiro pra dar pra um garoto com quem ele queria ter um caso. Esse acerto de contas entre os tres provoca uma reviravolta na vida de Neusa Sueli.


O texto e um classico da dramaturgia brasileira. Escrito ha mais de trinta anos e censurado em 1967, ja foi montado em incontaveis versoes pelo Brasil afora. Mas uma, em cartaz no Rio de Janeiro, chamou a atencao de todos pelo fato de ter estreado no lendario Hotel Paris, na Praca Tiradentes, reduto de prostitutas. O preco do ingresso, inclusive, e o mesmo cobrado pelas meninas para um programa de cinquenta minutos, que e a duracao do espetaculo. Uma segunda temporada, ate 27 de novembro, parta para o Hotel Nicacio, ao lado do Centro de Arte Helio Oiticica, que funciona nos mesmos moldes do Hotel Paris.


E o que seria simplesmente uma ida ao teatro transforma-se numa vivencia, onde realidade e ficcao se confundem e se iluminam. Nao que a peca nao pudesse ser feita num teatro mesmo. Mas e no minimo contundente constatar que aqueles personagens continuam possiveis. E a propria atriz, Marta Paret, idealizadora do projeto, tem vivido situacoes curiosas ao circular pelo universo das prostitutas como se fosse uma. Inclusive foi feita uma pre-estreia so para elas, que deram seu aval ao espetaculo e confirmaram ver na peca situacoes bem proximas as que vivem em suas vidas.


Eu, na verdade, penso que a obra vai alem. Ao colocar um espelho diante dessa dura realidade, Plinio Marcos ilumina aspectos da condicao humana que se comunicam com qualquer pessoa. E nos obrigam a uma revisao em nossos conceitos. Afinal, de santa e de puta todo mundo tem um pouco. Inclusive Neusa Sueli, suas colegas de profissao, eu e voce.


FICHA TECNICA
Texto: Plinio Marcos
Direcao Rubens Camelo
Elenco: Marta Paret; Rogerio Barros; Rubens Queiroz
Luz: Paulo Denozot
Figurino: Jackie Sperandio
Assessoria de Imprensa: Barata Comunicacao


SERVICO
Local: Hotel Nicacio – Rua Luis de Camoes, 55 – Centro – Rio de Janeiro Sextas e sabados as 20 horas.
Ate 27 de novembro.
Duracao: 48 minutos
Ingresso: R$30,00


Mais Damigo, aqui.

Mais de Cultura