Top

Dose dupla

Edu Leme convida para duas expos de peso, e de fora, em sua galeria. RG conta

O galerista Edu Leme abre nesta quinta-feira (16.09), em Sao Paulo, duas exposicoes de peso. “Invasao Holandesa”, de Sebastiaan Bremer, e  “Division”, de Richard Galpin. E a primeira mostra individual de Sebastiaan no Brasil, apesar da relacao estreita com o pais – ele e casado com uma brasileira. O titulo da sua mostra tem relacao com o periodo da ocupacao holandesa no Brasil no seculo XVII. Em cena, a sensacao da experiencia de memoria e do presente criando uma realidade estratificada, cujo conflito e um reflexo do pais e da relacao do artista com ele.

“Division” mostra os novos trabalhos de Richard Galpin, em grandes formatos da serie “Splinter”, alem da primeira animacao stop frame dele. Nas novas obras da serie, ele eleva a outro patamar a conhecida tecnica de remover parcialmente a emulsao da superficie das fotografias com um bisturi. Estilhacos da superficie fotografica parecem explodir e implodir em direcao a um vertice central. Novas perspectivas sao cortadas nas fotografias.
 
Para explicar melhor ambas, com a palavra, Edu Leme: “Nestas duas mostras temos dois artistas estrangeiros que usam a fotografia como suporte e a pervertem para outro formato. Ambos usam imagens do Brasil nas expos. Galpin tera na exposicao seis pecas e duas delas partem de fotografias que ele tirou aqui ha 5 anos. Ele usa a tecnica de pelar a foto retirando a emulsao e deixando somente o fundo branco do papel fotografico a mostra. Cria, entao, seu trabalho que desconstroi a imagem original. Ja o Bremer usou fotos de arquivo do Brasil e as ampliou. Seu trabalho e o de pintar e criar novas imagens usando a foto como base. Sao dois artistas de fora que conhecem o Brasil e usam a foto como ponto de partida. Onde um subtrai elementos da foto para o seu trabalho, o outro adiciona.” Interessante, RG indica.


Invasao Holandesa e Division
De 16.09 a 30.10 – segunda a sexta, das 10h as 19hs
Rua Agostinho Cantu, 93 www.galerialeme.com

Mais de Cultura