Top

Joana Vieira: bar

O Quadrado, em Trancoso, vai ter novo hot spot de verão, chez Joana Vieira

Joana Vieira e personagem conhecido de Trancoso. Paulista de nascenca, trocou a selva de pedras pela calmaria da Bahia ha quatro anos. Foi trabalhar com as artes, se tornou uma das maiores entusiastas da cultura local e abriu uma loja na entrada da sua casa, a Joaninha, no Quadrado. Depois de alguns anos de tranquilidade, seu paraiso particular foi descoberto pela turma dos que nao trocam os veroes de la nem por St Barths ou qualquer outro destino paradisiaco do outro lado do Atlantico. Segredo inevitavelmente revelado (a casa e realmente incrivel), festeira que e, a proprietaria comecou a promover noitadas off-circuit. So para os insiders, mais seus hospedes animados. E a coisa foi tomando maiores proporcoes. Em outubro, quando a pauliceia toda rumou para o casamento de Ara Gasperin e Sabrina Vartanian, Joana, que participou da organizacao do enlace, deu festa de aniversario ao lado de Marcos Campos e fez outros get togheter madrugada adentro, tudo ali na boate prive (sim, a casa da Joana tem pistinha, ta? E e profissa!)

Com knowhow de sobra (alem dos petit comite, e ela quem produz o tradicional reveillon do Taipe, por exemplo), Joana achou por bem transformar o bar improvisado num bar oficial, mas ainda meio secreto e sem nome. Sim, agora Trancoso vai ter um Secreto pra chamar de seu. “O bar ja funcionava, ou era isso ou era a minha falencia”, brinca. “Mas falando serio, vai ter mais estrutura. Nao vamos ter que ficar saindo pra comprar gelo”, continua. Funciona assim: descendo as escadas da casa, o balcao da cozinha da lugar ao bar da Joana, com vista para a pista bombada da casa. Abre no dia 26 de dezembro, no pos-ressaca natalina. Como faz para entrar? Bom, melhor torcer para voce receber uma joaninha de plastico que vai ser distribuida pela proprietaria. So entra com ela.

Joana Vieira preparou outra novidade para o verao: um cafe do lado da sua loja, em frente a casa, de frente para o Quadrado. O drink oficial? Cleriquot (ai, que vontade). O cafe fica aberto das 18 as 22h. Depois disso, comecam as atividades no bar, sob o comando da barwoman Caju, la de Trancoso mesmo, claro. Joana, como sempre faz (e faz muito bem), vai ciceronear a turma toda. E isso inclui os hospedes da sua casa. Os confirmados ate agora? Juliana Overmeer, Paulus Magnus, Felipe Bezerra e Ricardo Ortiz. Mas mais gente aparece, sempre aparece.

O bar e o cafe abrem ja, ja. Os novos estabelecimentos passam pela fervecao do reveillon, esperam a tradicional chegada de Lenny e cia no comecinho de janeiro e devem seguir animados ate o final do mes. Mas meio assim: sem data pra acabar, sem hora pra fechar. Bahia, ne? E que delicia que e a Bahia. 

Mais de Cultura