Top

A Geração Trianon

Metalinguagem no palco: o teatro feito há 100 anos em “A Geração Trianon”

O teatro feito ha cem anos era bem diferente do que e hoje. Antes da difusao do cinema falado, da televisao e mais recentemente da internet, o teatro era um dos grandes centros em torno do qual se agitava a vida social de uma cidade como o Rio de Janeiro. Prova disso e que se faziam espetaculos todos os dias da semana, com duas ou ate tres sessoes nos dias mais concorridos! Com uma grande rotatividade de pecas em seu repertorio e a necessidade de sobreviver unicamente da bilheteria (nessa epoca tambem nao havia patrocinios nem leis de incentivo), a necessidade de se montar uma peca em uma semana, com ensaios de dia e apresentacoes a noite e sem nem um dia de descanso, acabou sedimentando um estilo de teatro, onde os atores contavam com a ajuda de um ponto, por exemplo, que assoprava as falas baixinho.


Esse e o tema do espetaculo que esta em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim em Ipanema, no Rio. O texto de Anamaria Nunes, premiado na sua primeira montagem em 1988, narra as peripecias de uma companhia teatral dos anos 20 para montar um espetaculo, as voltas com dificuldades de toda ordem, como o empresario que so pensa no lucro, os ataques e privilegios das estrelas da companhia e atores amadores lutando por um espaco no teatro profissional. O resultado, alem de uma aula de historia, e uma comedia onde o publico se acaba de rir das confusoes e trapalhadas dessa gente que foi e e tao apaixonada pelo que faz (posso dizer isso com propriedade, pois sou um dos atores da peca).


O interessante e que tudo o que esta no texto realmente aconteceu na epoca em que o Teatro Trianon, que da nome a peca, viveu o auge de seu sucesso. O texto foi escrito em colaboracao com a pesquisa do grupo de atores que participou da montagem original, numa versao que e sempre lembrada com muito carinho por quem assistiu.  A propria produtora do espetaculo, a tambem atriz Marta Paret, perdeu a conta de quantas vezes assistiu a essa comedia. A prova de que o que se faz com amor ja tem uma boa parte de sucesso garantido!
 
Mais teatro, aqui.



Servico


A Geracao Trianon
Teatro da Casa de Cultura Laura Alvim
Av. Vieira Souto, 176, Ipanema/RJ  – Tel: 21 2332-2015
Ate 20 de dezembro
Quinta a sabado as 21h e domingo as 20h
Duracao: 90 min
Ingressos: R$30,00 (5ª, 6ª e domingo) e R$40,00 (sabado)
Capacidade: 245 espectadores
Classificacao etaria: 12 anos


 
Ficha Tecnica


Texto: Anamaria Nunes
Direcao: Luiz Antonio Pilar e Cristina Bethencourt
Elenco: Alex Reis, Andre Rocha, Antonio Alves, Christian Bizotto, Julia Deccache, Licurgo, Marcio Vito, Marcos Damigo, Marilia Medina, Marta Paret, Rael Barja, Rodolfo Mesquita, Rogerio Barros, Rubens Camelo  e Tracy Segal
Cenario: Jose Dias
Figurino: Ney Madeira
Iluminacao: Paulo Cesar Medeiros
Musica: Alexandre Elias
Preparacao Vocal: Rose Goncalves
Preparacao Corporal: Toni Rodrigues
Direcao de Producao: Ativa Producoes – Estela Albani e Chayanna Ferreira
Realizacao do Projeto: Marta Paret
Empresa Produtora: Sete Sois Producoes Artisticas
Patrocinio: Eletrobras
Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicacao – Joao Pontes e Stella Stephany

Mais de Cultura