Top

Senhorita Júlia

Marcos Damigo assistiu à peça carioca e te conta como é

Vivemos num tempo de mudancas. O presidente dos Estados Unidos e negro, um famoso jogador de futebol prefere voltar para a favela onde nasceu a viver e jogar na Italia, estrelas da musica e do cinema mundial causam polemica ao adotar bebes em paises pobres, grandes empresarios vislumbram a prisao… exemplos que abrem a possibilidade de pensar em novas relacoes sociais, familiares, afetivas e de trabalho, e nos oferecem um novo olhar sobre nos mesmos.

Ha cerca de 120 anos, mudancas na sociedade levaram o pai do teatro moderno, August Strindberg, a escrever uma peca onde os personagens se confrontam com os limites impostos pela estrutura social da epoca. Senhorita Julia, sua obra mais importante, provoca uma forte reflexao sobre os limites da liberdade individual, questionando ate que ponto ela e determinada pela origem e condicao social.

Na historia, Julia (Tracy Segal) e a filha de um conde que se envolve com Jean (Rogerio Barros), seu criado. Juntos, decidem fugir, mas o abismo entre eles revela-se imenso. Alem disso, ela se ve limitada por sua fragil condicao de mulher e ele, por sua origem pobre. Para completar o quadro, Cristina, empregada e noiva de Jean, ao mostrar-se conformada com sua situacao, reforca a sensacao de que a liberdade so e possivel dentro de estreitos limites.

O autor causou polemica com essa obra, antevendo os embrioes das grandes questoes que viriam a ocupar a humanidade no seculo XX: as lutas de sexo e de classe tornaram-se lutas por uma utopia. Agora, iniciando-se um novo seculo, e interessante observar como a questao da liberdade individual avancou – ou nao – ao longo desse periodo.

Senhorita Julia e um classico que merece ser revisitado neste momento, e na versao que estreia dia 22 de abril no Planetario da Gavea, no Rio de Janeiro, o mergulho na obra vem de quase um ano de estudos. Na falta de uma boa traducao, foi por ai que comecou o trabalho. Ajudou para isso o fato do diretor, Ole Erdmann, ser alemao, pois o grupo ia compondo a sua versao fala a fala, a partir de edicoes em portugues, ingles, alemao e do proprio original sueco.

Tracy Segal e Rogerio Barros, alem de atuarem, sao os responsaveis pela empreitada. Diante das dificuldades de se produzir teatro no Brasil em geral, e no Rio de Janeiro em particular, arregacaram as mangas e foram a luta. Tive a sorte de estar com eles no trabalho de preparacao corporal dos atores. Que o esforco deles mostre que vale a pena sonhar, sim, para alem dos estreitos limites do possivel.
Mais teatro, aqui.

Ficha tecnica
Autor | August Strindberg
Traducao | Ole Erdmann, Tracy Segal, Rogerio Barros e Patricia Batitucci
Direcao | Ole Erdmann
Revisao de texto | Daniela Asht
Elenco | Tracy Segal, Rogerio Barros e Luisa Friese
Producao | Andre Rocha
Preparacao corporal | Marcos Damigo
Iluninacao | Wilson Reis
Cenario | Manoel Puocci
Figurinos | Rosa Ebee
Sonoplastia | Joao Carlos Fragoso
Programacao visual | Flavio Mario
Assessoria de imprensa | Marcelo Rocha 
Fotos | Carol Beiriz
 
Servico
Senhorita Julia
Teatro Maria Clara Machado – Planetario
Av. Padre Leonel Franca, 240 – Gavea – (21) 2274-7722
Capacidade: 120 lugares
Datas e horarios: tercas, quartas e quintas, as 20h30
De 22 de abril a 28 de maio de 2009
Precos: R$ 20,00
Classificacao etaria: 16 anos
Duracao: 1h30

Mais de Cultura