Top

Art Basel Miami, III

As ações das galerias brasileiras na semana de arte em Miami

03/12/2008 – wednesday

Inauguracao da ART BASEL, ao meio dia. A feira esta impecavelmente montada e a organizacao e rigorosa. No inicio do dia, alguns galeristas me contaram que o “clima” estava meio atipico em relacao a procura de obras por colecionadores. Mas a partir das 4pm, tudo estava normal, todo mundo comprando muito. A “crise” nao afetou em nada a procura por trabalhos como os de Cildo Meireles, que chegam a custar U$200mil. Para os bolsos mais “modestos”, tambem e possivel comprar uma gravurinha do Damien Hirst por U$18mil, ou uma do Andy Warhol por U$45mil… As 7pm, ja era impossivel caminhar pela Art Basel. Estive na Fiac (Paris) em outubro deste ano, e nao existe comparacao. Art Basel Miami Beach e um sucesso absoluto de publico e venda de arte contemporanea.

As galerias brasileiras? A Galeria Luisa Strina ocupa uma “esquina” bem ampla, com um Marepe poderoso que toma conta de um espaco significativo do booth. Apresenta tambem um trabalho super interessante do Marcius Galan e um bordado de Alexandre da Cunha. Strina tinha, ate ontem, um Cildo Meireles tao impressionante quanto o que a Lelong Gallery NY trouxe para a feira. Vale lembrar que os 34 anos de atividade da galeria abriram portas para muitos artistas e varias galerias que hoje ocupam um lugar importante no cenario nacional e internacional.

A Casa Triangulo apresenta fotos do Mauro Restiffe, diversas pinturinhas de Alex Cerveny que ocupam uma parede inteira… e uma delicia olhar para um grupo de trabalhos que te “chama” aos poucos. Por um segundo, tive a impressao de estar olhando para diversos fragmentos das pinturas de Bosch. Na parede principal, uma pintura em grande formato da Vania Mignone, que eu gostei muito. Ricardo Trevisan estava animadissimo com a feira, a galeria estava super agitada.

Ja a Galeria Brito Cimino exibe uma instalacao grande de Regina Silveira, que tambem estava na feira, gentil e simpatica como sempre. A fotografia “A CASA” de Rochelle Costi e beeeeem bonita.

Os galeristas Eduardo Leme e Edu Fernandes vieram a Miami como colecionadores, para fazer compras na Art Basel. Muita gente sentiu falta da galeria de Edu Leme, mas ele marcou presenca em tudo.

No booth da Fortes Vilaca, revi o conjunto lindo de fotografias da Janaina Tschape, que estavam na sua individual em Paris, em outubro deste ano. Adorei tambem um trabalho novo do Vik Muniz, todo em azul cobalto, super bonito. Senti muita falta de ver algum trabalho da Leda Catunda, que faz toda a diferenca numa apresentacao deste porte.

A Galeria Vermelho apresenta obras ineditas de Marcelo Cidade e Ana Tavares. A obra “massageador de olhos”, da Ana, e super. Testei pessoalmente. Olha… so vivenciando para saber… vale a pena conferir.

A Galeria Nara Roesler comemora o video “El Pintor tira el filme a la basura” de Cao Guimaraes, que foi vendido na primeira hora da feira. Ana Linnemann abre a primeira edicao da temporada da ArtNewspaper com uma materia sobre sua “palmeira mal comportada”, que esta instalada no Art Projects e, de tempos em tempos, rodopia, supreendendo os passantes. Este trabalho e bem sutil, as reacoes sao as mais diversas, tem gente que se assusta, tem gente que ri, mas todos se emocionam.

Estou impressionado com a qualidade dos trabalhos apresentados na feira. Adorei o video “Shallow” do Malcolm McLaren. Taaaaao bonito! Apresentacao em Overlooping com 21 cenas distintas, uma mais linda que a outra. A trilha do video e indescritivel. Thanks Malcolm! Ah, o nosso artista Iran do Espirito Santo ocupa uma parede de honra na Sean Kelly Gallery, de NY.

Sai da Art Basel por volta das 8pm e fui para o hotel fazer uma pausa. As 10.30pm fui para a festa que John Melick e a revista RollingStone promoveram para o artista japones Takashi Murakami, estava otima! Uma das mais animadas dos ultimos tempos… DOOMO ARIGATO Mr. Murakami!

Ate mais!

Mais de Cultura