Top

Mulheres Reais

Exposição fashionista celebra os 200 anos da chegada da família real ao Brasil

Rufem os tambores. Subam as cortinas. Estendam o tapete vermelho e preparem seus modelitos. Acontece nesta terca-feira (27.05), na Casa Franca Brasil, Rio, o vernissage da exposicao “Mulheres Reais – Modas e Modos na Corte de D. Joao VI”. A mostra tem curadoria de Emilia Duncan e Claudia Fares e conta com a consultoria de Bruno Astuto nas questoes da realeza, seu dominio absoluto. O mundo da moda se funde ao da cultura para reverenciar 200 anos de moda brasileira a partir da chegada da familia real portuguesa ao Rio de Janeiro.


Nove vestidos trazidos dos museus do traje de Lisboa, Madri e Viena dao um panorama do estilo de D. Maria, D. Carlota Joaquina e D. Leopoldina. As escravas nao sao esquecidas: pela primeira vez, a negritude e mostrada nao do ponto de vista do sofrimento, mas da contribuicao cultural e estetica do negro para o Brasil.


Os numeros impressionam: foram utilizados 275 metros de tecido, 27 perucas, 27 replicas de joias de rainhas (criadas pelas designers Renata, Fabiana e Mariana Vasconcelos, da Casa Vasconcelos), 24 de escravas, 30 sapatos nos mais de 40 trajes confeccionados para mostrar a moda da epoca. Estilistas contemporaneos foram escalados para fazer uma releitura fashion.


Andre Lima, Lino Villaventura, Thais Meirelles e Rafael Saraiva da Random, Jefferson Kulig, Amir Slama da Rosa Cha, Samuel Cirnansck, Luciano Canale da Sta. Ephigenia, Gloria Coelho, Fause Haten, Dudu Bertholini e Rita Comparato da Neon, Isabela Capeto, Ronaldo Fraga e Marcelo Sommer formam o front poderoso com seu acervo fantastico.


A cereja do bolo sera o modulo Re-Debret, em que imagens do celebre Jean-Baptiste Debret serao revisitadas num telao multimidia com artistas vivos escolhidos entre modelos e atrizes do grupo Nos do Morro e anonimos. A expo vai ate dia 6 de julho, de terca a domingo, das 10h as 20h, e e gratuita.


Para mais informacoes, clique aqui.

Mais de Cultura