Top

Fundação Iberê Camargo

Iberê Camargo ganha fundação em torno de sua obra, em Porto Alegre

Sera na sexta–feira (30.05) a tao esperada inauguracao da Fundacao Ibere Camargo em Porto Alegre. O predio nasce com o proposito de preservar o acervo de mais de quatro mil obras do mestre do expressionismo brasileiro. E de abrigar debates, pesquisas e exposicoes de arte moderna e contemporanea. Construido as margens do Rio Guaiba, na zona sul da cidade, o projeto leva a assinatura do arquiteto portugues Alvaro Siza, considerado um dos 5 mais importantes arquitetos contemporaneo do mundo. Siza tem obras espalhadas por toda a Europa – como o projeto do Museu Serralves, na cidade do Porto, e do Centro Galego de Arte Contemporanea, em Santiago de Compostela.


A edificacao branca de linhas retas tem nove espacos expositivos, distribuidos nos tres andares superiores. Sao dedicados a exibicao de obras de Ibere e de trabalhos de artistas referenciais no Brasil e no mundo. A exposicao que marcara a abertura, Ibere Camargo — Moderno no Limite, e uma retrospectiva de folego, composta por 89 obras — 57 pinturas, 21 gravuras e 11 desenhos. Pelo menos 30 destas obras foram emprestadas por colecionadores particulares de Sao Paulo, Rio e Rio Grande do Sul. Orcada em R$ 35 milhoes, a Fundacao Ibere Camargo comecou a ser construida em julho de 2003 em uma area de 8.250 metros quadrados.


Cerca de 2000 convidados estao na lista da festa de inauguracao. Entre as presencas ja confirmadas estao os Ministros Gilberto Gil, Dilma Roussef e Nelson Jobim, a viuva do pintor, Maria Camargo, o empresario Jorge Gerdau, Milu Villela e Alvaro Siza. O presidente Lula confirma ate terca-feira (27.05) se vai ou nao. A festa acontece no estacionamento subterraneo do predio, para deixar as salas de exposicoes livres de comes e bebes, proibidos por la. Quem cuida dos detalhes e a banqueteira gaucha Martha Fortuna.


Fundacao Ibere Camargo


Avenida Padre Cacique, 2000, Porto Alegre – RS


Tel.: 51-32478000


De 3ª a 6ª feiras, das 10h as 19h; sabados, domingos e feriados, das 11h as 19h; 5ª feira, ate 21h
Ingressos: As empresas Gerdau, Petrobras, Camargo Correa, RGE, De Lage Landen, Itau e Vonpar proporcionaram a gratuidade do ingresso.


Mais Mauren? Clique aqui.

Mais de Cultura