Top

Lomo: fotos febre!

As máquinas fotográficas da marca russa viram febre na Europa

A primavera se aproxima e Barcelona comeca a ser invadida por turistas com suas cameras fotograficas penduradas no pescoco. Tudo bem, se o aparato em questao for uma Lomo. A marca russa se tornou febre em toda Europa.


Lancados em 1982 pela Uniao Sovietica, os produtos tem um design bem quadradao, com sistema analogico, desenvolvido com a ideia de democratizar a fotografia e torna-la acessivel. Com o passar dos anos, a camera evoluiu e ganhou lentes incriveis, que nenhuma outra tem: lentes olho de peixe, visao sub-aquatica, lentes que sobrepoem imagens, lentes que deixam na imagem borroes lilases ou da cor que o cliente preferir… A brincadeira e disparar sem pensar, sem fotometrar, sem enquadrar. Quanto mais maluca a foto, melhor.


O resultado e tao interessante que existe ate uma “Sociedade Lomografica Internacional”, que se define como filosofia para “desadaptados grafomanos”, seja la o que isso queira dizer. Por aqui, a incrivel loja da marca, inaugurada no Born, oferece todos os modelos, que  funcionam com filme tradicional. Os precos variam entre 40 ? e 500 ?. Vale cada euro.

Mais de Cultura