Top

Día de Los Muertos

O restaurante Obá arma festival gastronômico de olho na festa mexicana

Uma ofrenda de muertos no espelho d?agua e um bem-vestido esqueleto feminino em tamanho natural denunciam o clima que esta por vir no restaurante Oba, nos Jardins, em Sao Paulo, entre os dias 1 e 11 de Novembro. La Catrina, figura tradicional mexicana que representa a morte elegante, recebera os clientes para o Festival del Dia de los Muertos, a terceira edicao da homenagem do Oba a festa mexicana Dia de Los Muertos. A tradicao, celebrada desde a civilizacao asteca, relembra os mortos com alegria. A data parte da crenca de que a vida nao acaba com a morte, mas simplesmente continua em outro plano – seriam dois momentos de uma mesma existencia. O inicio de Novembro e a epoca em que a fronteira entre os dois planos fica tenue: vivos e mortos podem “conviver”.

Durante os dez dias de festival, serao servidos pratos especificos da data e outros tipicos da cozinha mexicana. Entre os exclusivos da festa estao o Vuelve a la Vida, um coquetel de frutos do mar que “levanta muertos”; e o Pan de Muerto, um pao doce so preparado nesta epoca. Os Moles, entretanto, sao os grandes destaques do cardapio. Serao servidos quatro tipos: Mole Verde, Mole Almendrado, Mole Negro e Mole Coloradito. O festival tambem e uma otima oportunidade para provar os classicos mexicanos do cardapio do restaurante, como os Tacos de Carnitas e a Carne a la Tampiquena. O menu conta ainda com o apimentadissimo Camarones al Chipotle.


Como marca a tradicao da festa, o restaurante ira preparar mais uma vez uma ofrenda de muertos, com muitas flores, velas, fotos e pertences dos familiares, amigos e personagens que se foram. Este ano, as homenagens vao para os grandes atores que o Brasil perdeu recentemente: Nair Belo, Raul Cortez e Paulo Autran. Alem da oferenda, a casa sera toda decorada com cranios de acucar, esqueletos e peculiares trabalhos de papel de seda picado, uma arte milenar mexicana que nunca falta nesta festa.


Oba Restaurante
Endereco: Rua Melo Alves, 205, Jardins
Telefone: 11 3086-4774
Horario de funcionamento: seg, 20h/01h; ter a sex, 12h/15h e 20h/01h; sab, 13h/16h30; 20h/01h; dom e fer, 13h/16h30
Estacionamento com manobrista

Mais de Cultura