Beleza

Descubra por que a pele fica desidratada e o que fazer para evitar

Share

Foto: Pexels

De repente aquela pele luminosa, hidratada e com toque macio é substituída por uma sensação frequente de estiramento e aspereza. Sim, sua pele está ressecada. E embora isso possa parecer “apenas” um problema “estético”, a desidratação pode influenciar em uma das principais funções da pele: a de barreira protetora.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Uma das funções da pele é de barreira, camada protetora do nosso corpo. Tecnicamente falando, essa camada protetora é chamada de estrato córneo, a camada mais externa da epiderme, que serve como um anteparo, evitando contaminações do meio externo com o interno. Mas muitos hábitos de vida, incluindo uso de produtos inadequados, má alimentação e estresse, interferem na barreira da pele, enfraquecendo as células e sua coesão, o que nos torna mais suscetíveis”, explica a dermatologista Dra. Cintia Guedes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. “Muitas pessoas têm percebido irritações e inflamações constantes na pele”, completa a médica.

Segundo a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os principais fatores que podem provocar desidratação são externos: temperaturas frias, climas secos, luz solar ultravioleta, banhos muito quentes e muito demorados, uso de sabonete e buchas durante o banho (por removerem a camada lipídica protetora da pele). “Mas outra causa bastante comum é a baixa ingestão de água. O risco de pele seca ou desidratada aumenta com a idade. Além disso, a genética pode influenciar a qualidade de hidratação da pele”, esclarece.

Outro ponto de influência é a alimentação. Isso por que alguns alimentos podem contribuir para o ressecamento da pele. “Os sucos de frutas, por exemplo, mesmo sendo 100% naturais, têm uma concentração muito alta de açúcares. Esses açúcares tiram água do organismo para serem transformados em energia. Dessa forma, a hidratação da pele fica prejudicada. As bebidas alcoólicas também levam à desidratação do organismo como um todo, pois a água na circulação é utilizada para metabolizar o álcool ingerido. Carnes ricas em gordura também podem ressecar a pele. Isso porque a gordura em excesso gera radicais livres. Esses radicais livres causam diminuição da produção de colágeno e, consequentemente, desidratação da pele”, explica Paola.

Quando os sintomas de estiramento e aspereza não são tratados, a pele desidratada pode sofrer com descamação, podendo apresentar até mesmo rachaduras (fissuras) e coceira. “A pele seca geralmente coça”, ressalta Paola. Mas, afinal, o que fazer? “Como regra geral, hidratar (pelo menos duas vezes por dia) será sua melhor jogada. Os hidratantes são importantes para melhorar e manter a função de barreira e podem ajudar a prevenir e reparar danos”, defende a médica Cintia. Mas cuidado também o uso frequente de limpadores. “O uso de sabonetes frequentemente retira da pele os seus lipídios naturais (barreira protetora da pele) e sua umidade. O ideal é usar pouco sabonete no corpo. Existem alguns que não são agressivos e não destroem a barreira protetora, ideais para pessoas com a pele seca. Um hidratante adequado deve ser aplicado com frequência, de preferência diariamente. O melhor momento para aplicar o hidratante é quando a pele está limpa e úmida, após o banho”, acrescenta a médica Paola.

É necessário ter um cuidado adicional com os óleos, já que eles não são os salvadores da pátria. “Os óleos lubrificam a pele (por fora), mas não penetram e não hidratam a pele (‘de dentro para fora’). Por isso, para aqueles que gostam de óleos, o ideal é primeiro aplicar um hidratante e aplicar o óleo por cima do hidratante”, sugere.

Segundo Cintia, a maioria das fórmulas de hidratantes contém três categorias de ingredientes: umectantes, que atraem água para a pele; emolientes que suavizam a superfície; e oclusivos, que ficam no topo e selam a umidade. “Tudo isso pode ajudar a criar um ambiente mais saudável no qual a pele pode se reparar melhor. Se você quiser dar um passo adiante, procure hidratantes que listem ingredientes que realmente ajudem a reparar a própria barreira. Os mais comuns são ceramidas e ácidos graxos”, destaca.

A dermatologista Paola enfatiza que a primeira qualidade que um hidratante para pele desidratada deve ter é restaurar a umidade nas camadas superiores da pele e sua barreira lipídica natural. “A ureia e o lactato são fatores de hidratação natural que atraem e retém a umidade no extrato córneo (camada mais superficial da pele). Geralmente, a concentração de ureia deve ser de pelo menos 5-10%. A ceramida-3 é um dos componentes da barreira lipídica da pele. Ela pode ser usada em hidratantes para reparar essa barreira e manter a umidade da pele. O glucoglicerol estimula as aquaporinas da pele e também ajuda a manter a umidade da pele”, exemplifica a médica.

Também é possível ter uma ajudinha de procedimentos feitos em consultório. Um deles é a hidrodermoabrasão do HydraFacial, que é totalmente indolor e menos invasiva para melhorar a saúde e o viço da pele nos consultórios. “O HydraFacial promove melhora instantânea da qualidade da pele graças à patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️ presente nas ponteiras, que possui um design espiral exclusivo capaz de gerar um efeito de vórtice que, combinado à tecnologia de sucção a vácuo do equipamento, consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes”, explica a dermatologista Dra. Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Ou seja, a pele é “purificada”, higienizada e hidratada. “Os protocolos do HydraFacial podem ser completamente personalizados para atender às características e necessidades específicas de cada tipo de pele”, finaliza Mônica.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024