Renata Vilela – Foto: Caíco Queiroz
Tratar de cabelo crespo já foi um tabu. Hoje em dia, com o protagonismo desse tipo de cabelo em obras audiovisuais como na novela “Travessia”, da TV Globo, o assunto voltou a estar em alta. São muitas as possibilidades e opções de produtos para mulheres na hora de cuidar do seu cabelo, especialmente os crespos. A atriz Renata Vilela, da série musical “O Coro”, da Disney Plus Brasil, diz que o segredo está nos produtos naturais. Os mais acessíveis são os óleos de coco e de abacate, que são aplicados na finalização de seu cabelo. Eles podem ser encontrados em perfumarias e custam em média entre R$ 10 e R$ 30.
“Quando eu sinto vontade mesmo, eu pego um abacate, faço um creme com ele, coloca mel, óleo de coco e bato (pode ser amassado no garfo ou no liquidificador mesmo). Lavo meu cabelo, faço uma máscara, depois enxaguo e passo creme de pentear. Essa é uma nutrição mais natural e eu acho que o cabelo gosta mesmo. Dá um brilho bacana.”
Renata também dá dicas de outros produtos com preços acessíveis, e que ajudam na conservação dos fios, como o Hidra Hialurônico e os cremes de pentear da Lóreal. “Eu gosto muito de usar depois que lavo o cabelo. Ele deixa os cachos muito macios, e essa linha pra mim hidrata bastante. Quando eu não tenho tempo de fazer hidratação em viagens, me ajuda.” Ela também gosta de mudar sempre de xampu e condicionador, assim consegue conhecer outras marcas e ir se adaptando.
A atriz compartilha outra dica que aprendeu, anos atrás, com um cabeleireiro, durante uma turnê de um espetáculo. Com a correria das ensaios e apresentações ela não estava tendo tempo para fazer hidratação e seu cabelo estava muito ressecado, mas essas dicas ajudaram muito nesse período. O método é: durante o banho lavar o cabelo e usar uma máscara da sua preferência, depois pegar uma toalha, enrolar no cabelo durante o banho, jogar água quente nessa toalha e deixar um tempinho. Depois de tomar o banho, é só fazer mais uma vez esse procedimento e enxágue o cabelo normal. A atriz ainda usa um creme de pentear da sua preferência, e mistura junto com um óleo de qualquer tipo. “Gosto de fazer muito na correria”, conta Renata.
O cuidado do cabelo é muito importante e tem muito impacto na autoestima da mulher negra, especialmente pelo processo de autoaceitação da própria imagem. “É uma redescoberta e eu acredito que a maioria de nós [mulheres negras] passamos por isso todos os dias, de se olhar no espelho e acreditar e entender quais são as suas necessidades, o que você quer para a sua vida. Tudo isso reflete na sua imagem. Eu acredito muito nisso.”
Isso também tem reflexo nos tipos de produtos que ela escolhe, resultando em uma maior exigência de qualidade e variedade. “Eu acho que como estamos com um olhar muito mais atento, a tendência é buscar informação com maior critério na escolha de produtos. O mercado está bem diverso com essa questão dos vários tipos de cabelo que temos. Eu acho que está atendendo bastante as nossas necessidades. Sempre é possível melhorar, mas melhorar em vários sentidos. Eu acho que estamos em um caminho. Ele é eterno. O autoconhecimento é eterno. A beleza está em vários lugares”, finaliza.