Problema é muito comum entre quem usa muito fontes de calor nos fios – Foto: Getty Images
Cabelos opacos, ressecados e frágeis não são normais. E é muito importante estar sempre atenta às causas para tratá-las de maneira correta. Um dos motivos pode ser a porosidade capilar, que, segundo a cabeleireira Janny Mota, está ligada diretamente à capacidade dos fios de absorverem ou perderem água e nutrientes.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
“Cabelos porosos tem como características fios quebradiços, ressecados, com má elasticidade e falta de brilho, apresentando bastante frizz”, diz a especialista. Essa porosidade tem três níveis: baixo, médio e alto, e são eles que vão identificar o tamanho do dano na fibra capilar.
As principais causas do cabelo poroso são o uso frequente de fontes de calor, como secador e chapinha, sem a devida proteção UV e, claro, procedimentos com química que vão abrir a cutícula da fibra capilar.
Para descobrir se seus fios estão saudáveis ou danificados é bem fácil. Janny explica: “Pegue um copo e encha metade dele com água filtrada. Ele precisa ser transparente. Coloque um fio de cabelo lá, observando por 10 minutos. Se ele boiar, significa baixa porosidade. Se ficar no meio do copo, média porosidade, dos três, esse é o mais saudável. E, caso afunde, significa alta porosidade, uma lesão mais profunda”.
Para tratar a baixa porosidade, o tratamento indicado é a hidratação, que ajuda a fibra capilar a reter e absorver a água. Para a média porosidade, a nutrição é o ideal, mantendo, assim, a saúde dos fios. Já na alta porosidade, seus fios estão altamente danificados e ressecados, então é recomendado que seja feita uma reconstrução para recuperá-los.
“Os mesmos causadores do ressecamento capilar levam à porosidade, só que essa segunda é bem mais séria do que o primeiro, por isso é muito importante manter a saúde dos fios, sempre tratando-os”, finaliza a cabeleireira.