Tricologista Viviane Coutinho explica como contornar a queda de cabelo na menopausa – Foto: Divulgação/Freepik
A queda de cabelo pode incomodar algumas mulheres durante a menopausa e atingir sua autoestima. Esse sintoma, no entanto, não é impossível de ser contornado.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Segundo a tricologista Viviane Coutinho, a queda de cabelo acontece nesse período porque o ovário diminui a produção de de estrogênio, o que faz com que os níveis de colágeno, responsável pela saúde do cabelo, caiam.
Por conta do processo de envelhecimento, os fios também podem ficar mais finos e secos. Por isso, eles precisam de cuidados especiais, como trocar as tintas por tonalizantes, aumentar as hidratações e evitar o uso de químicas.
“É importante, também, cuidar da alimentação e manter as vitaminas em dia, pois elas contribuem para a saúde do cabelo, mantendo-o mais forte”, explica a especialista.
Veja algumas dicas para manter o cabelo saudável e evitar a queda dos fios:
- Use shampoo e condicionador para equilibrar as necessidades do cabelo;
- Passe condicionador e lave para proteger antes de ir à praia ou entrar na piscina;
- Hidrate periodicamente;
- Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada, incluindo proteínas, biotina, ferro, zinco e selênio;
- Suplemente a alimentação com vitaminas;
- Diminua o uso de chapinha, secador e outros aparelhos térmicos.
Além dessas dicas, Viviane diz que existem tratamentos com maior quantidade de proteínas e também que as hidratações devem ser feitas uma vez por semana, seja na sua casa ou no salão de beleza.
Mesmo com o cabelo saudável, esses tratamentos são recomendados, porque aumentam os níveis hídricos da fibra capilar e diminuem a alteração das proteínas no dia a dia ou caso tenha sido feito algum processo com química, como pintura.