O segmento de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos tem registrado um constante crescimento. São diversos produtos que a cada dia ganham mais espaço no mercado, entre eles os perfumes, e o Brasil está entre os maiores consumidores do mundo. Escolher uma fragrância pode ser uma missão complexa e é importante se atentar a alguns cuidados para que esses produtos tenham maior durabilidade e melhor performance.
Um dos fatores que impactam na hora de escolher um perfume é a memória olfativa. “O nosso olfato está conectado ao sistema límbico, que é responsável por nossas emoções e comportamento. A memória olfativa é construída ao longo da nossa vida, por isso, ao sentirmos alguns aromas, somos levados diretamente a algumas lembranças e isso desperta nossas emoções”, explica o pesquisador José Carlos de Almeida, da Davene.
A projeção de uma fragrância pode variar de acordo com a pele. “Os hábitos do dia a dia, como a alimentação, por exemplo, impactam diretamente em como uma fragrância se apresenta em cada pessoa. Quando o produto entra em contato com a pele ele reage com as substâncias corporais naturais e individuais, e por conta dessa reação, o aroma dos perfumes varia de pessoa para pessoa.”
– Para maior durabilidade é preciso seguir alguns cuidados. A pele precisa estar sempre muito hidratada, pois isso aumenta a absorção e a fixação da fragrância.
– Também é importante no momento da aplicação não esfregar a região em que o perfume foi aplicado, já que isso interfere na vaporização e consequentemente na duração e até no cheiro. Portanto, depois de borrifar espere secar.
– O calor do corpo intensifica a ação de um perfume e as regiões de circulação sanguínea mais intensa são mais quentes e, portanto, exalam melhor a fragrância.
– Os pontos pulsantes mais conhecidos são: nuca, pulsos, atrás das orelhas, dobras dos cotovelos e atrás dos joelhos. Outra vantagem é que esses pontos não transpiram tanto, o que beneficia a performance do produto.
O armazenamento é um fator importante na vida útil e qualidade de uma fragrância. “Muitas pessoas guardam seus perfumes no banheiro e isso é um erro, pois a constante mudança de temperatura desse ambiente pode alterar a estrutura e até o cheiro de uma fragrância. O ideal é sempre guardar em um lugar protegido da luz solar e com temperatura ambiente.”