Beleza

Well-Aging: saiba o que é essa nova tendência que alia beleza e saúde

Share

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Você já ouviu falar em Well-Aging? O termo em inglês refere-se aos cuidados para envelhecer bem, um movimento pró-idade. Essa visão tem conquistado casa vez mais adeptos que focam na saúde da beleza, como explica a dermatologista da Clínica Vanité, em São Paulo, Fernanda Porphirio.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“O mundo está cada vez mais real, onde as pessoas estão se tornando mais palpáveis, sem filtro, logo estamos com um olhar mais voltado para a beleza natural, ultrapassando o período onde considerávamos o excesso como belo. Passamos daquela fase em que havia muita intervenção, muitos procedimentos, muitas pessoas com preenchedores. Hoje, isso causa uma estranheza aos nossos olhos, exatamente por estarmos, cada vez mais, querendo descobrir uma pessoa real, uma pessoa como a gente”, comenta a especialista em dermatologia e estética pelo New York Cosmetic, Skin & Laser Surgery Center.

Nesse conceito, a saúde da beleza é uma tendência saudável, que prioriza a combinação de bons hábitos de vida, incluindo alimentação balanceada, exercícios regulares e cuidados com a pele, como limpeza, hidratação e fotoproteção, tendo o belo como consequência.

Fernanda  tira as principais dúvidas sobre o tema.

Qual é a diferença de envelhecimento e pró-envelhecimento?

Envelhecimento é aquilo que vai acontecer independentemente de qualquer coisa que a gente faça, desde que nascemos estamos envelhecendo. Quando a gente fala de pró-envelhecimento, falamos em um outro olhar para o processo de envelhecimento. Precisamos que fique claro que envelhecer faz parte da vida e, a partir daí, começamos a enxergar a beleza deste amadurecimento e entender que aquelas marcas em nossa pele são o acúmulo de experiências que adquirimos com o tempo. Acho que estamos vivendo um enaltecimento do amadurecimento, percebo que as pessoas têm reconhecido o valor disso, é uma mudança de mentalidade e na maneira de encarar o processo.

Por que é importante promover o envelhecer bem em vez de trazer uma visão antienvelhecimento?

O antienvelhecimento é insustentável. Nós vamos envelhecer, é um processo natural e, quando conseguimos mudar esta visão, é possível passar por esse processo de maneira positiva, onde colocamos como objetivo a saúde da nossa pele, pensando sempre em suavizar essas imperfeições, melhorar a aparência geral e dos tecidos cutâneos. O processo se torna mais leve por entendermos que é natural do organismo.

Hoje, no consultório, vejo que se carrega uma carga negativa por lutar contra o envelhecimento e não aceitar certas marcas, como rugas e flacidez, coisas que acontecem durante a nossa vida, que são pilares do envelhecimento. Torna-se uma luta olhar diante do espelho, é algo penoso, a ponto de causar depressão, ansiedade e outras patologias. Mudar este olhar pode trazer uma leveza, principalmente, para as mulheres.

Com qual idade é importante começar a ter esses cuidados?

O quanto antes melhor. A prevenção deve ocorrer a partir dos 25 anos, sempre pensando na demanda destes pacientes. Hoje a gente sabe que a poluição e o tempo seco, por exemplo, são fatores que têm influência na pele, por isso devemos ficar atentos, mesmo em pacientes mais jovens. Deve-se, sempre, adequar à necessidade do paciente, o ambiente em que ele vive, o local onde está inserido, para mensurar o que será necessário para cada um.

Os cuidados dependerão um pouco da demanda de cada um. Em alguns pacientes, durante a pré-adolescência e a puberdade, nota-se o aparecimento de acne e de sensibilidade na pele, sendo necessário iniciar um direcionamento em relação à limpeza, utilizando um sabonete específico.

O que seria envelhecer bem quando relacionamos essa frase com a pele e cuidados dermatológicos?

Para mim, envelhecer bem é quando a mente e o corpo andam juntos, unindo cuidados para os dois em prol do indivíduo, do seu bem comum. Envelhecer bem é aceitar que mudanças irão ocorrer em seu organismo, podendo sim se utilizar das coisas mais modernas que existem para desacelerar este processo, mas compreendendo que é um processo inerente ao ser humano, logo, é essencial aceitar que as coisas irão mudar.

A partir disso, envelhecermos bem com um olhar para o natural, onde cada beleza possui sua individualidade, priorizando destacar o que cada um tem de bonito, podendo realizar pequenas correções, mas nunca pensando em uma transformação da identidade desse indivíduo.

Os tratamentos Well-Aging rejuvenescem a pele de forma natural, saudável e não invasiva, concentrando-se nela como um todo, para combater as linhas finas, clarear manchas e melhorar a aparência geral do tecido cutâneo.  Quais são os tratamentos com essa pegada e o que cada um deles faz?

– Procedimentos que visam estimular colágeno: Os bioestimuladores de colágeno podem começar a ser feitos a partir dos 30 anos ou quando a paciente nota os primeiros sinais de flacidez, pois ele criará uma poupança desta proteína na pele, já que começamos a perdê-lo a partir dos 25 anos.

– As hidratações injetáveis, por meio do ácido hialurônico, podem ser uma prevenção. O skinbooster também pode ser utilizado nos lábios ou em qualquer área do corpo. Outro aparelho que também tem uma pegada muito tranquila é o ultrassom microfocado, que vai tratar todas as camadas da pele e musculares, estimulando a produção de colágeno através de feixes micro e macro focados de ultrassom, ajudando a manter o contorno do rosto mais firme e por mais tempo, também podendo ser realizado de maneira precoce para reserva de colágeno.

– Procedimentos que melhoram a textura da pele, poros, linhas finas e deixam a pele mais uniforme: Os lasers fracionados. É um procedimento bem simples, que possui uma rápida recuperação e não causa uma descamação muito grande, pois são de baixa intensidade, feitos em maior frequência. Podem ser realizados precocemente, antes mesmo dos sinais de envelhecimento, como rugas e manchas, se instalarem, pois vão atuar na qualidade e textura da pelem além de melhorar o aspecto dos poros.

– A toxina botulínica, diferentemente do que era realizado no passado, hoje é utilizado de maneira preventiva, com o objetivo de suavizar a contração muscular, mas mantendo o movimento do rosto, sem prejudicar as expressões. Assim, prevenimos o aparecimento de rugas causadas pela quebra dos tecidos, bem como o aprofundamento das mesmas.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024