Top

Dermatologista dá passo a passo para antes, durante e depois do treino

Foto: Pixabay

Você costuma fazer atividade física todo dia ou é do time que tem preguiça de se exercitar? Dados do IBGE revelam que o sobrepeso atinge 48% das mulheres e 50% dos homens acima dos 20 anos. Sabemos que os benefícios do exercício para a saúde do corpo são enormes, inclusive para o maior órgão de todos: a pele.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Você já parou para pensar que problemas como acne, vitiligo, dermatite, psoríase e alergia emocional podem ser consequências da falta de atividade física? Isso porque todas essas causas têm gatilhos emocionais derivados do estresse e o mesmo consegue ser amenizado ou até mesmo evitado ao se exercitar.

Agora, se você é daquelas que não dispensa um “boom” de endorfina, lembre-se que os cuidados com a derme também devem ser redobrados, como explica a dermatologista Daniela Balizardo, da Clínica Vanité, em São Paulo.

“Não podemos nos esquecer que com o suor, decorrente do esforço físico, ocorre uma mudança no pH da pele, um excesso de oleosidade e o aumento da temperatura corporal. Com isso, podemos ter piora e prejuízo de algumas doenças, como a acne, rosácea, dermatite seborreica, alergias e infecções fúngicas”, comenta a especialista, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A seguir, Daniela dá o passo a passo do skincare do treino.

Antes do exercício

Deve-se usar sempre um protetor solar adequado para atividade física, que seja resistente ao suor e à água. É importante que ele seja de fácil aplicação, espalhe facilmente e tenha uma cobertura alta contra os raios UVA e UVB. Não é indicado usar produtos oleosos e que irritem a área dos olhos. Você deve reaplicá-lo várias vezes, de acordo com o excesso de suor decorrente da atividade.

É recomendado, antes do exercício físico, limpar bem a pele, higienizar com sabonetes ou demaquilantes específicos que consigam remover impurezas, resíduos de maquiagem, poluição, microrganismos e ativos químicos que possam estar presentes em dermocosméticos e medicamentos tópicos.

Também está indicado o uso de hidratantes menos oleosos e que tenham a propriedade de manter a barreira cutânea íntegra. Desta forma, evita-se que estas substâncias sejam absorvidas pela pele durante o treino e causem algum tipo de reação ou alergia.

Durante o exercício 

Pessoas que já tenham a pele sensível ou que estejam temporariamente sensibilizadas devido ao uso de algum produto dermocosmético, como ácidos ou esfoliantes clareadores, devem ter um cuidado extra ao praticarem atividades físicas, evitando, assim, lugares quentes e que não tenham a ventilação adequada.

Deve-se evitar treinar em exposição ao sol, principalmente no horário entre 10h e 16h. Também é importante lançar mão de um spray com água termal gelada para melhorar o aquecimento da pele e sempre secar o suor suavemente com uma toalha.

Não deixe de ingerir água em abundância durante toda a prática.

Após o exercício 

O banho é a melhor maneira de retirar todo o excesso de suor. Além disso, é importante fazer uso dos produtos indicados pelo seu dermatologista para cada região durante esse momento relaxante. Vale lembrar que ao acabar é importante secar bem todas as áreas, inclusive o rosto, suavemente, sem esfregar muito.

Todas as dobras do corpo devem estar secas, podendo fazer uso do secador em temperatura fria para estas áreas, como as axilas, virilha, entre os dedos e a região inframamária. Isso evita o risco de infecção fúngica.

Na sequência, use um bom hidratante, com agentes reparadores e regeneradores da barreira cutânea, podendo ter ativos antioxidantes e firmadores, indicados para o seu tipo de pele.

Mais de Beleza