Com o adiamento do Carnaval, muitas pessoas já estão usando e abusando do glitter em comemorações mais intimistas. Afinal, a saudade dos dias de folia inclui encontrar purpurina pelo corpo durante as semanas seguintes. Para a dermatologista Daniela Balizardo, da Clínica Vanité, em São Paulo, está permitido usar brilho, mas com cautela.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
“Pessoas que não têm antecedente prévio de alergia podem usá-lo na maquiagem, mas sempre com cuidado, principalmente nas áreas dos olhos e nariz, devendo ser removida ao primeiro sinal de irritação”, pontua a especialista, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Para quem quer usar e abusar do make, com segurança, Daniela dá cinco dicas infalíveis a seguir.
Maquiagem mais adequada para a folia
São as que não têm óleo na composição, chamadas de “oil free”, não comedogênicas, com texturas suaves. Pode-se usar também um filtro solar com cor, não comedogênico, em vez da base.
Para quem quer fixar melhor o make, pode-se usar um primer mais sequinho, que matifica e diminui os poros ou um protetor solar em pó translúcido para retocar a maquiagem e auxiliar no efeito antibrilho, além de ajudar a aumentar a proteção.
Antes da maquiagem
A pele deve ser limpa com produtos de acordo com a sua necessidade individual orientada pelo dermatologista, como sabonetes ou água micelar. Na sequência, é essencial usar um tônico e um hidratante mais leve.
Quantidade de produto aplicado
A dica é: use menos produtos para não carregar muito a maquiagem, evitando o aparecimento de lesões, como cravos e espinhas, devido à obstrução dos poros e excesso de produção de sebo na pele. Lembrando que o suor pode contribuir para a maior absorção de produtos na derme e aumentar as alergias neste período.
Cuidado com a validade
O uso de produtos de boa qualidade deve estar atrelado a alguns cuidados imprescindíveis. Confira se a mesma está dentro do prazo de validade e tem o selo de aprovação da Anvisa.
Para permanecer com a pele saudável
O armazenamento deve ser em local apropriado e sem umidade, para que não seja contaminada por fungos. Lembre-se de limpar os pincéis semanalmente ou quinzenalmente, de acordo com a frequência de uso.
Não compartilhe itens da maquiagem devido à chance de contaminação por outros microrganismos e de desenvolver infecções, como herpes labial ou conjuntivite. Para as pessoas mais sensíveis, é indicado o uso de maquiagens hipoalergênicas.