Foto: Alora Griffiths/Unsplash
Com o friozinho batendo na porta, a nossa vontade de fazer nada é grande. Além de ficar deitado sob as cobertas, tomando uma sopinha e assistindo a um bom filme, absolutamente nada parece fazer sentido, certo? Errado, e bota erro nisso! Mesmo o inverno despertando em nós o gigantesco sentimento da preguiça, a vida normal não pode ser deixada de lado. Dito isso, todo o seu foco para conseguir manter o corpo bonito e saudável não pode simplesmente ir embora com o calor. O personal trainer Guilherme Guedes vem para dar dicas de como você pode manter o seu corpo na época mais preguiçosa do ano na mesma eficácia do verão.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
“É muito comum ver metas, dietas e planos se estragando nos dias mais frios do ano, porque as pessoas acabam ficando com preguiça para ir à academia ou para cozinhar refeições específicas. O sofá ganha da corridinha e os aplicativos de comida ganham da dieta, e isso é o que não pode acontecer. O primeiro passo antes de tudo é ter na cabeça ‘não vou acabar com todo o meu trabalho por conta da preguiça’. Uma vez estabelecido isso, as coisas já ficam muito mais fáceis de serem realizadas.”
Guedes explica que, naturalmente, quando o tempo está mais frio as pessoas tendem a se locomover exponencialmente menos, sair menos de casa, mas uma boa forma de quebrar esse padrão é um equilíbrio 50/50 de aeróbico e musculação.
“Toda a questão de misturar ou de intercalar exercícios aeróbicos com exercícios de força é que você tem um treino completo em uma única sessão.”
O personal trainer Guilherme Guedes – Foto: Divulgação
O personal fala que entre os exercícios de musculação, sempre dê curtos estímulos de aeróbico – esteira, bicicleta, transport -, dessa maneira, você estará trabalhando tanto a sua parte muscular quanto a sua parte cardiorrespiratória.
E para aqueles que ainda estão treinando em casa, os multiarticulares podem ser a melhor pedida, já que não necessitam de nada além do peso e da mobilidade do seu próprio corpo.
“Em casa, o legal é fazer exercícios multiarticulares, eles são bem eficazes e criam sua resistência de uma maneira diferente – agachamentos, polichinelos, burpees -, pelo menos três séries de 15 repetições cada, já é o suficiente.”
Uma terceira dica é o indício de intensidade no seu treino. Gradativamente, aumente a intensidade do seu treino, isso também pode ser uma ferramenta interessante, já que com menos descanso e mais repetições, você acaba otimizando o seu tempo e o seu rendimento.
“Se você consegue fazer um treino mais intenso, você consegue ter um condicionamento maior para um resultado melhor a longo prazo. Isso pode se aplicar em vários fatores, seja mais tempo no aeróbico, seja aumentando o peso na musculação, ou realizando mais 10 burpees que o normal em casa.” Guedes explica que isso também gera mais motivação para o dia seguinte.