Categories: Beleza

Angiologista dá dicas de como ter pernas saudáveis e evitar o inchaço

Share

Foto: Phi Phi/Unsplash

Atire a primeira pedra quem nunca sofreu com dores nas pernas após um dia de trabalho. Ficar muito tempo na mesma posição pode prejudicar a circulação dos membros inferiores, favorecendo o aparecimento de varizes. Para evitar o desconforto, o Dr. Leandro Avelar, angiologista da Clínica Vanité, em São Paulo, dá algumas dicas.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Transfira o peso de um pé para o outro e mantenha as pernas descruzadas. Recomenda-se ficar de pé a cada hora trabalhada e movimentar o tornozelo a cada 30 minutos, por cinco minutos, para ativar a panturrilha e a circulação sanguínea”, pontua o médico que é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia.

O inverno é a estação em que os vasinhos e varizes incomodam menos, além de as pernas ficarem escondidas pelas roupas, as veias não dilatam tanto. Essa é a melhor estação do ano para tratá-los.

“Dentre as vantagens de se realizar procedimentos no frio, destacam-se a pouca exposição solar, a qual deve ser evitada após qualquer tipo de tratamento de varizes, seja aplicação convencional, espuma, laser ou cirurgia; melhor época para adaptar-se ao uso da meia elástica compressiva; melhora dos sintomas decorrentes das varizes, como queimação e inchaço das pernas no frio”, explica Avelar.

Para quem quer chegar ao verão com as pernas lisinhas, o médico dá um passo a passo, que inclui alimentação balanceada, prática de exercícios e protocolos médicos. Veja a seguir:

Quais alimentos são vilões e favorecem o surgimento de vasinhos e varizes?

Alimentos enlatados, embutidos, refrigerantes, fast-food, sucos industrializados e frituras são extremamente nocivos à saúde. Isso porque tais alimentos são ricos em sódio, conservantes, estabilizantes, gorduras e açúcares, que são especialmente prejudicais àqueles que já possuem uma doença de base, como hipertensão e diabetes, além de predispor à obesidade e outras doenças metabólicas e vasculares.

Alimentos anti-inflamatórios, fibras, água, no que devemos apostar para evitar problemas circulatórios?

Para a saúde vascular, uma alimentação equilibrada, em conjunto com a prática de atividades físicas regulares, se faz necessária para evitar a obesidade, um dos fatores etiológicos da doença venosa (varizes dos membros inferiores). Além disso, uma alimentação balanceada, pobre em gorduras saturadas, é importante para se manter um colesterol ruim em baixos níveis, prevenindo a aterosclerose (depósito de gordura na parede das artérias), um dos principais fatores de risco para o AVC e o infarto cardíaco. Sem falar em diversos alimentos ricos em vitamina C (laranja, limão) e Flavonóides (frutas vermelhas), que fortalecem a parede dos vasos sanguíneos, facilitando uma adequada circulação sanguínea.

Quais atividades aeróbicas são as mais indicadas para ativar a circulação sanguínea nas pernas?

A prática recorrente de exercícios aeróbicos é um excelente caminho para a prevenção do colesterol (LDL, também conhecido como colesterol ruim) alto. Caminhadas e pedaladas são ótimas opções, pois são atividades de baixo impacto e, por isso, não forçam as articulações.

É normal que ao final do dia, pés e pernas fiquem mais inchados com sensação de peso. Existe alguma técnica para diminuir esse inchaço?

Na elevação dos membros inferiores há uma mudança no eixo postural contra a ação da gravidade, o que favorece um adequado retorno venoso. O retorno venoso é a capacidade do sangue das pernas retornar ao coração para recircular. A falha desse retorno pode favorecer o surgimento de varizes, além de sintomas como cansaço, dor e inchaço nas pernas.

Durante 15 a 20 minutos por dia, preferencialmente ao final do dia; esteja com roupa confortável, sem ser apertada; eleve as pernas e estenda ao longo da parede, enquanto os braços devem permanecer relaxados, paralelos ao corpo.⠀⠀

Esta prática não é recomendável para pessoas que sofreram lesões recentes, portadores de doença arterial dos membros inferiores e aqueles que sofrem de problemas na coluna.

Foto: Viliman Viliman/Unsplah

Qual é o tratamento mais indicado para quem tem vasinhos e varizes?

Para cada tipo de varizes é utilizada uma técnica de tratamento. Muitas vezes as técnicas se complementam. É importante uma avaliação minuciosa para fazer o tratamento correto.

As principais técnicas e suas indicações:

Cirurgia a laser ou radiofrequência: indicada para insuficiência venosa com comprometimento da veia safena. Com o laser e a radiofrequência a cirurgia é sem cortes, em muitos casos ela pode ser feita a nível ambulatorial sem necessidade de ir ao hospital e o paciente vai para casa no mesmo dia.

Escleroterapia: Por meio da injeção de medicamento na veia a ser tratada, uma das mais utilizadas para vasinhos e varizes de pequeno calibre. É uma técnica que necessita de sessões, a quantidade de sessões varia de pessoa para pessoa.  É feita em consultório e tem resultados muito bons.

Laser transdérmico: graças à tecnologia podemos tratar as varizes com laser específico para isso. Ele oclui o vaso e faz com que desapareça no passar dos dias. É indicado para telangiectasias, veias bem fininhas, pode ser utilizado na face, pernas.

Espuma densa: é semelhante à escleroterapia, porém o medicamento injetado tem uma concentração maior. Usada para tratar veias calibrosas em quem não pode ser submetido a cirurgia.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024