Beleza

4 erros da rotina diária que levam ao envelhecimento precoce

Share

Foto: Pixabay

Existem alguns indicadores que podem acelerar ou retardar o processo de envelhecimento, a depender do modo com o qual você lida com eles no dia a dia. A alimentação, a atividade física, o sono e os cuidados com a pele, todos esses têm grande efeito na aparência, alguns aumentando, outros diminuindo alguns anos da idade biológica. Veja abaixo como esses hábitos influenciam no envelhecimento da pele:

Na atividade física – Ficar parado não é uma opção, uma vez que o sedentarismo prejudica a circulação sanguínea. “Durante a atividade física, toda a nossa circulação fica mais solicitada. O sistema arterial (sangue que “alimenta” os músculos em movimento, por exemplo) aumenta seu fluxo, e consequentemente, o aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos, inclusive a pele. Isso se reverte na pele deixando-a mais hidratada, corada e mais viçosa”, explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro do American College of Lifestyle Medicine. “Também temos aumento de antioxidantes endógenos, que combatem os radicais livres; isso leva ao retardamento do envelhecimento, com efeito antiaging”, afirma. Dessa forma, nosso corpo tem uma melhor resposta antioxidante com a prática regular de atividade física. “Basicamente, sabemos que a prática de atividades físicas melhora marcadores de envelhecimento precoce, porém os treinos devem ser programados, moderados e constantes, pois o excesso pode acelerar o envelhecimento, tanto ou mais que o sedentarismo”, completa a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). Não esqueça: nunca é tarde para começar.

Na falta de cuidados com a pele

Na dieta – Cuidado com as restrições calóricas. “Apesar da restrição calórica ter muito respaldo na literatura científica, como estratégia para reduzir a velocidade do envelhecimento acelerado ou precoce, certamente uma dieta restrita só deve ser seguida com orientação e acompanhamento médico”, explica Marcella. Além disso, cuidado com os excessos, principalmente de alimentos inflamatórios, como o açúcar. A ingestão de açúcar e carboidratos em excesso na dieta colabora para um processo de glicação, que é quando as fibras de colágeno e elastina endurecem por reagirem com esses açúcares. “Com isso, elas perdem a maleabilidade, flexibilidade, sustentação e ancoragem da pele. O açúcar também está ligado, segundo estudos, ao aparecimento de manchas. O consumo excessivo também provoca o acúmulo de AGEs (espécies avançadas de glicação), que gera ação inflamatória, acelerando o processo de envelhecimento da pele”, explica a dermatologista Dra. Letícia Bortolini, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Para reverter esse quadro, é necessária a aplicação tópica e o uso de produtos via oral com ação antiglicante e desglicante. “O Glycoxil, uma carcinina, é um antiglicante, ou seja, diminui o processo de glicação (ligação da molécula de açúcar com a de colágeno) nas proteínas da nossa pele. O uso da carcinina diminui flacidez e melhora a elasticidade da pele”, afirma a nutricionista Luisa Wolpe Simas, consultora de nutrição integrada da Biotec Dermocosméticos. Outro suplemento que pode ser usado é o Exsynutriment, um silício estabilizado em colágeno marinho. “Ele estimula a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico que consegue melhorar o tônus da pele e diminuir a flacidez”, completa a nutricionista.

No sono – É durante a noite que nosso corpo se repara, por isso o sono é um importante antioxidante, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro do American College of LifeStyle Medicine. A falta de sono diminui todo o metabolismo do ciclo circadiano, o que compromete o tempo necessário para que ocorra o reparo e regeneração durante o período noturno. “Então isso afeta a produção natural de melatonina que também é parte da defesa antioxidante primária do nosso organismo”, explica Letícia. Nessa questão, outro ponto também deve ser analisado: a forma como dormimos. “O fato de dormir com o rosto de lado ou de bruços ajuda a formar as chamadas sleep lines, rugas de dinâmica importantes, e que muitas vezes nos faz envelhecer mais assimetricamente com demarcações mais profundas das linhas e das rugas. O ideal é dormir com a barriga para cima”, conta a dermatologista. “Importante a higiene do sono: que é avisar seu cérebro que está na hora de dormir. Evite telas de celular, tablet, TV, computador ao menos 1 hora antes de dormir, a luz azul destrói a melatonina que seu corpo produziu para preparar seu sono. Evite alimentos pesados e com muito carboidrato à noite. Se você dá muita energia para seu corpo ele vai se preparar para gastá-la e isso pode dificultar o sono”, explica Beatriz.

Nos cuidados com a pele – Segundo o Dr. Daniel Cassiano, dermatologista da Clínica GRU Saúde e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, antes de se preocupar com uma rotina que contenha ácidos e antioxidantes, devemos ter o hábito do uso regular do filtro solar. “Ele é o creme antienvelhecimento mais importante. Além disso, preservar a barreira cutânea é fundamental para manter a pele saudável”, afirma o dermatologista. Anteriormente ao uso do fotoprotetor, é possível aplicar um produto com Vitamina C. “Esse ingrediente aumenta a proteção da pele contra a radiação UV e tem ação contrária a imunossupressão causada por essa radiação. Também é conhecida pelo seu efeito anti-inflamatório”, acrescenta o Dr. Daniel Cassiano. Aposte também em cremes com vitamina C. “Ela tem efeito de neutralizar a ação dos radicais livres, potencializa a proteção do filtro solar, previne e trata as rugas finas e de expressão aumentando a produção de colágeno. Com esses efeitos a pele fica muito mais luminosa e com aparência mais firme e uma textura melhor”, finaliza o dermatologista.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024