Categories: Beleza

Veja 4 exercícios para fortalecer os glúteos

Share

Agachamento – Foto: Pixabay

Fortalecer os glúteos vai muito além de estética. Glúteos fortalecidos e tonificados são fundamentais para a estabilização da coluna vertebral e pelve. Prevenindo assim dores nas costas e incontinência urinária, pois os glúteos trabalham em conjunto com o assoalho pélvico. Além disso, a região fortalecida melhora seu desempenho nos esportes.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Pensando nisso, os técnicos da Race Bootcamp, studio especializado em treinamento funcional com corrida, compartilharam quatro exercícios para fortalecer os glúteos e que podem ser realizados em casa. O studio ainda conta com serviço At Home, que oferece treino online com diversas aulas diárias.

Agachamento com abdução: com os pés ligeiramente afastados, o movimento consiste em flexionar e estender quadril e joelho (semelhante ao movimento de se sentar e se levantar) e elevar a perna lateralmente ao final do movimento tentando manter a ponta do pé voltada para frente. O agachamento por si só promove a ativação da parte anterior da coxa (quadríceps) e glúteo maior e médio. Com acréscimo da abdução nesse movimento promove um estímulo maior ao glúteo médio, um músculo muito importante de ser trabalhado principalmente para quem gosta de correr.

Ponte pélvica: deitado de barriga para cima (decúbito dorsal) e joelhos flexionados, o movimento consiste em pressionar os pés contra o chão subindo e descendo o quadril. A ponte pélvica quando bem executada ativa não apenas os músculos posteriores da coxa (bíceps da coxa) e glúteo, como também os músculos do assoalho pélvico.

Afundo com extensão de quadril: partindo da posição em pé, uma perna à frente e a outra, atrás, o movimento consiste em flexionar joelho e quadril até quase tocar o joelho da perna de trás no chão (ajoelhar) e subir a perna de trás ao final do movimento tentando manter a ponta do pé voltada para o chão. O afundo trabalha os músculos anteriores da coxa (vasto medial, lateral e reto da coxa) e glúteo máximo. Com acréscimo da extensão de quadril ao final do movimento aumenta o estímulo no glúteo máximo.

Agachamento Sumô: pés mais afastados que o agachamento tradicional e ponta dos pés ligeiramente apontados para fora. O agachamento Sumô é uma variação muito utilizada do agachamento tradicional: o movimento consiste em flexionar joelho e quadril até as coxas ficarem paralelas ao solo (em pessoas mais flexíveis o movimento pode ser mais amplo) mantendo a coluna ereta e joelhos alinhados com a ponta do pé. Os músculos envolvidos no agachamento Sumô são os mesmos do agachamento tradicional (quadríceps e glúteos) contudo haverá uma maior ativação dos músculos internos da coxa (adutores), muito importantes para o equilíbrio muscular e assoalho pélvico.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024