Top

Como o café pode ser um divisor de águas no skincare

Foto: Janko Ferlič/Unsplash

Todo mundo consome ou tem alguém dentro de casa que toma aquele cafezinho de manhã para acordar e se preparar para começar o dia. Mas hoje o papo é skincare, então conversamos com a biomédica esteta Dra. Adriana Lima, e ela contou tudo o que acontece – e não acontece – quando usamos o café (aliás, a borra do café) para criar “tratamentos” dermatológicos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“A cafeína estimula a síntese de colágeno devido a sua propriedade de aceleração metabólica, ou seja, ela faz os fibroblastos produzirem mais elasticidade para a pele.”

A biomédica explica que o café tem polifenóis, esteróis e é rico em flavonoides, além de outros princípios que enriquecem sua ação antioxidante, trazendo assim regeneração do tecido.

“Otimo para ser usado como esfoliante, porém com cuidado. As peles mais sensíveis podem sofrer lesões com os grânulos que não são tão pequenos. Precisamos ter em mente também que, além das precauções básicas, temos as barreiras de proteção da pele, os queratinócitos, e por esse motivo o ideal seria usar cremes feitos em nano formulações que vão levar seus princípios até a derme.”

O café tem as propriedades de acelerador metabólico, porém suas funções como máscara podem não ser tão satisfatórias justamente pela proteção natural que a pele possui.

“Tirando a parte da esfoliação, ele não será um grande adicional em máscaras por exemplo; a não ser – como dito antes – que sejam as prontas em laboratório feitas com nanopartículas. Um ótimo ajudante na hora de cuidar da pele é o mel, misturando os dois, podemos ter um resultado mais satisfatório.”

O café pode ser, sim, um elemento benéfico, porém quando utilizado da maneira correta.

Os benefícios do café:

– Ajuda a suavizar as olheiras e as bolsas abaixo dos olhos;

– Atua contra o envelhecimento precoce;

– É um auxílio para pele inflamada e irritada;

– É um esfoliante natural;

– Auxilia no estímulo de colágeno.

Mais de Beleza