Top

Termoterapia: especialista explica papel da técnica nos cuidados com a pele

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar Brasil

Tecnologia é uma grande aliada para o skincare e muitas marcas desenvolvem produtos que trazem inovação para otimizar a rotina de autocuidado. Um desses exemplos está na termoterapia, um mecanismo incluso em aparelhos de cuidados com a pele, como o UFO (aplicador de máscaras faciais da FOREO), que tem três funções para uma rotina eficiente de skincare.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Para entender mais sobre os benefícios e como a termoterapia atua na pele, a dermatologista Flávia Chehin, que atua em São Paulo, e desvendou três pontos centrais desse tipo de tratamento: desobstrução dos poros, relaxamento dos músculos faciais e melhoria na absorção de cosméticos pela pele.

“A termoterapia nada mais é do que esquentar a temperatura do corpo para realizar algum tipo de tratamento, seja ele terapêutico ou estético, de uma maneira segura, que não provoque queimaduras ou machuque a pele. É um processo que pode ser trabalhado por meio de aparelhos ou bolsas especiais, e que é muito usado na dermatologia por conta dos benefícios que eles trás no processo do skincare”, explica a médica.

Veja as principais funções:

Foreo UFO – Foto: Divulgação

1 – Desobstruir os poros

Com o calor, os poros (pequenas aberturas na pele por onde saem pêlos, suor e oleosidade natural) aumentam de tamanho, o que facilita para retirar a extração do acúmulo de sebo e queratina (cravos e acnes superficiais), promovendo uma limpeza mais profunda da pele. Esse processo deixa a pele com uma textura e aparência ainda melhor. A desobstrução de poros pode ser realizada por meio da termoterapia, esfoliação física ou química, e com soluções ácidas, porém sendo a terapia de calor a escolha menos prejudicial para a pele.

2 – Relaxar os músculos faciais

Nosso rosto é composto de um grande conjunto de músculos que trabalham juntos para sorrir, falar, mastigar etc. Assim como os músculos do corpo, que chegam ao nível de exaustão depois de certo esforço ou repetição, os do rosto também têm essa fadiga. A termoterapia relaxa, então, a tensão muscular, estimulando a vasodilatação e levando a liberação de endorfinas que amenizam dores. Essa função é um excelente auxiliar no combate de dores e incômodos frequentes, assim como para uma aparência mais relaxada e sem grandes marcas de expressão.

3 – Melhorar a absorção dos produtos

Após a dilatação dos poros, existe uma maior e melhor aderência dos produtos utilizados, por conta da retirada de resíduos que podem obstruí-los. Com a termoterapia, os cosméticos de tratamento têm mais “espaço” para penetrar nas camadas da pele e levar os  ingredientes mais a fundo. Podemos exemplificar com o tratamento de máscara ativada com UFO: o aparelho utiliza a termoterapia para aquecer a pele e dilatar os poros, que associada a pulsação T-Sonic, faz com que o sérum de tratamento das máscaras seja absorvido com maior eficiência pela pele, criando assim uma experiência mais profunda e ainda mais relaxante!

Mais de Beleza