Top

Depilação: especialista explica os tipos e seus benefícios para a pele

Foto: Pixabay

Poucas coisas melhoram nossa autoestima tanto quanto uma pele bem cuidada. E se a preocupação com nosso próprio bem-estar já era essencial antes, com a necessidade de mantermos um isolamento social rígido este tema ganhou ainda mais importância. Afinal, a pandemia da Covid-19 mudou não só o cenário econômico mundial, mas também alterou drasticamente a rotina e os hábitos das pessoas, impactando em nossa saúde emocional.

 SIGA O RG NO INSTAGRAM

“No momento em que vivemos é indispensável nos sentirmos bem com os outros e também conosco. Se olhar no espelho e gostar do que vê, sem ter preocupação com padrões impostos, têm uma ação muito positiva no nosso dia a dia”, afirma Evangelina Gomes, enfermeira e especialista em luz pulsada da Depyl Action.

No entanto, a chegada do outono e do inverno traz uma série de desafios para mantermos a saúde da pele em dia, nesta época do ano, é mais comum que ela fique ressecada e também podem surgir algumas alergias que a deixam com um aspecto esbranquiçado. Conheça, a seguir, as opções de tratamento mais indicadas para nossa pele durante esse período.

Depilação

A depilação é uma das queridinhas de homens e mulheres. O procedimento é realizado durante todo o ano, mas no inverno, com as temperaturas mais baixas, enfrenta a resistência de algumas pessoas. No entanto, Evangelina alerta que a estação mais fria é uma aliada para a remoção dos pelos.

“No inverno, a depilação tem um papel importante na renovação das células mortas. Nos dias mais frios, geralmente tomamos menos água e mais banhos quentes, e isto causa o ressecamento da pele. A depilação permite uma melhora da pele e uma sensação de hidratação profunda”, comenta.

A especialista ressalta que nas estações frias estamos menos expostos ao sol, o que ajuda no tratamento da pele pós-depilação. “A combinação de sol e depilação não é indicada. E não devemos esquecer o protetor solar: mesmo sem sol, a proteção contra os raios UV é importante”, destaca.

De acordo com Evangelina, a depilação com cera morna é melhor do que a com cera fria para remover os pelos nos dias mais frios, entretanto a depilação a laser e com luz pulsada são as mais indicadas para o período, pois, recomenda-se que a pessoa após passar por esses procedimentos não se exponha ao sol, o que é mais fácil no inverno.

“Por causa da temperatura, a cera morna ajuda a abrir os poros da pele, o que facilita a retirada dos pelos pela raiz e sem muita dor”. Ela ainda recomenda o procedimento com cera de abelha. “Este tipo de cera é indicado para todas as peles e regiões do corpo. Por ser à base de mel, auxilia na hidratação e clareamento da pele, é cicatrizante, antisséptico e reduz ainda mais a sensibilidade para a retirada dos pelos. É importante evitar ceras com componentes à base de limão, para não manchar a pele”.

Por fim, a especialista destaca a necessidade de se redobrar os cuidados com a hidratação: “Nos dias mais frios, a nossa pele tende a ficar mais ressecada. Por isso, a esfoliação também não pode ser deixada de lado. Ela é essencial para evitar foliculite e pelos encravados. Aposte em hidratantes de qualidade que contenham Aloe vera e camomila em sua composição”, recomenda.

Depilação com linha

Esse procedimento tem a capacidade de remover os pelos inteiros pela raiz. O método, que pode ser realizado na área facial e corporal, ativa a circulação e elimina células mortas.

“A depilação com linha diminui a produção de pelos. O tratamento promove a renovação celular, não agride a pele e afina os pelos, mas não é indicada para quem tem alguma lesão.”

Depilação a laser e com luz pulsada

A praticidade e agilidade da depilação a laser ganhou fãs em todo o Brasil. Nesta época, a procura aumenta bastante, principalmente para quem não gosta muito do método convencional e quer se livrar dos pelinhos por mais tempo. A especialista da Depyl Action explica que o procedimento elimina em torno de 95% dos pelos. Segundo ela, para quem mora em regiões onde o inverno tem temperaturas mais baixas esses métodos são os mais indicados.

“É importante destacar que nem sempre o inverno tem baixas temperaturas. No Nordeste, por exemplo, as temperaturas tendem a ser mais altas, neste caso, quem optar pela depilação a laser e com luz pulsada deve estar atento e evitar a exposição ao sol.”

“A depilação a laser age sobre o folículo piloso, impedindo o crescimento de um novo pelo. Geralmente, para um resultado mais completo, são indicadas até dez sessões. O procedimento também trata todos os tons de pele, combate a foliculite e reduz os pelos encravados”, ressalta.

Rejuvenescimento da pele

O inverno também é um bom período para iniciar os tratamentos de pele de modo geral, também por conta da exposição ao sol que acaba sendo menor. “O rejuvenescimento da pele é realizado com a tecnologia da luz pulsada, que age sobre a pele estimulando a produção de colágeno, deixando-a mais firme e iluminada. Para esse procedimento, que pode ser feito por clientes com peles jovens e maduras dos fototipos 1 a 5, são indicadas de três a seis sessões como forma de prevenir o envelhecimento da pele”, explica

Clareamento da pele

Evangelina diz que esse procedimento é indicado para pessoas com manchas senis, melanose solar, manchas de origens diversas, como foliculite, pelos encravados, devido à depilação com cera ou lâmina e para os fototipos 1 a 5. “É um procedimento que age eliminando as manchas e deixando a pele mais uniforme, iluminada e com mais viço.”

É recomendado não se expor ao sol 15 dias antes e 15 dias após o procedimento, além de hidratar bem a pele, usar protetor solar FPS30, e não usar ácidos ou produtos que contenham álcool na área.

Mais de Beleza