Top

Dermatologista dá cinco dicas para quem quer aderir à franja sem influenciar na oleosidade da pele

Monica Bellucci – Foto: Reprodução/Instagram/@monicabellucciofficiel

Longas, curtas, volumosas, lisas ou enroladas, as franjas fizeram a cabeça das modelos nas semanas de moda internacionais deste ano. Já sabemos que o mood será uma tendência para o inverno, mas será que todo mundo pode usar?  

 SIGA O RG NO INSTAGRAM

Apesar de conseguirem renovar o look de qualquer mulher, precisamos ter cuidado com a oleosidade da pele, como explica a dermatologista Thatiana Hadlich, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“Ela é responsável por criar um abafamento na região da testa e pode reter a secreção sebácea, estimulando a oleosidade do local. Se isso acontecer, procure o seu dermatologista”, explica a especialista. 

Para quem quer aderir a essa tendência no outono/inverno, Thatiana dá as cinco principais dicas de como arrasar no visual sem sobrecarregar a oleosidade da testa. 

A franja causa mais espinhas na testa? Por quê?

O simples fato de ter franja não causa acne, mas quem tem tendência a ter uma pele mais oleosa pode ter a área mais ocluída com os fios, o que aumenta a produção de sebo, resultando em cravos e espinhas.

Pessoas com franja devem incluir algum produto específico na rotina de skincare? 

Quem tem franja costuma ficar com os fios oleosos com mais facilidade. Por estarem próximas à testa, uma das regiões mais oleosas do rosto, é verdade que você vai sentir vontade de lavar as mechas todos os dias, mesmo que não lave o resto do cabelo. Portanto, na rotina de quem tem franja sempre indico incluir um xampu com ação esfoliante para o couro cabeludo, além de um tônico para a área da testa. Quanto mais seca a região, menos interfere no aspecto de oleosidade da franja.

Pessoas com franja devem ter somente uma rotina de cuidados noturna, em que ela possa prendê-la e ficar com a testa livre?

A testa faz parte da “zona T” do rosto, que já tem uma tendência maior à oleosidade do que a região das bochechas, e a franja ainda forma uma espécie de cortina sobre o local, então, em algum momento do dia ou da noite é indicado que essa região fique menos abafada.

Como fazer com que os produtos de beleza indicados para a pele não sejam aderidos pela franja? 

Cuidados básicos, como lavar o rosto, devem estar na rotina de beleza diária das mulheres com ou sem franja. No entanto, para as adeptas do corte, o ideal é recorrer à limpeza pelo menos duas vezes ao dia, usar tônicos à base de resorcina de enxofre e ácido salicílico também ajudam no controle da oleosidade. Se mesmo assim a testa ainda ficar com excesso de brilho, use lenços de papel para absorver a oleosidade ao longo dia e filtros solares com efeito mate.

Produtos capilares para a franja podem influenciar na oleosidade da pele? 

Sim. Evite fórmulas hidratantes e dê preferência às versões oil free. Para quem tem cabelos secos, use o condicionador apenas nas pontas, mas nunca na franja, evite cremes de pentear ou óleos próximo a raiz. Além disso, tenha certeza de que removeu todos os vestígios de produtos durante o enxágue.

Mais de Beleza