Foto: Arquivo Harper’s Bazaar
Estresse, noites mal dormidas, o cansaço pode ser evidenciado na região dos olhos. A área mais delicada do rosto está muito em voga com o uso de máscaras direcionadas a ela. Mas será que isso é o suficiente? É o que explica do dermatologista Victor Bechara.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
“Neste local temos a pele mais fina de todo o corpo. Além de ser altamente vascularizada e com drenagem linfática delicada, ela pode sofrer com flacidez, rugas finas e muitas outras alterações, como bolsas, manchas arroxeadas e escuras por melanina. Por isso, precisa de um cuidado especial que vai muito além da hidratação e uso de máscaras”, comenta o dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e especialista em laser pela Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.
Produtos com vitamina C, ácido hialurônico e retinol são indicados para prevenir o envelhecimento da região. Para conquistar um efeito lifting, Bechara dá o passo a passo do autocuidado para fazer em casa.
– Hidratação
Use um creme específico para a região orientado pelo seu dermatologista, ao menos, duas vezes ao dia. Eles devem conter a concentração adequada de ativos, com ações antiglicantes, antioxidantes, densificadora de colágeno, clareadora, ativadores de microcirculação linfática e venosa.
O uso de máscaras locais ajuda e também é terapêutico, faça de acordo com a sua necessidade. O recomendado é de duas a três vezes na semana.
– Proteção
Você sabia que o protetor solar protege a pele dos raios solares, evitando rugas e linhas de expressão? A proteção solar é essencial, por isso, abuse do filtro solar, óculos escuros e chapéus.
– Manutenção
Uma noite bem dormida, com pelo menos seis horas seguidas de sono, previne o aparecimento das temidas olheiras e aquele olhar de cansaço. Uma noite mal dormida altera funções vitais e provoca vasoconstrição, ou seja, palidez e cansaço. Por isso, invista no famoso sono da beleza.
– Cuidados
Não traumatize ou sensibilize a região com produtos inadequados ou maquiagens alergênicas. Elas podem provocar alergias e irritações locais. Sempre confira a validade e certifique-se de que os produtos estão armazenados corretamente, bem como os pincéis higienizados. Após o uso, não deixe de remover todo o produto dos olhos. Resíduos de produtos podem desencadear alergias ou inflamações da borda das pálpebras.